PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA AFRO DO MARABAIXO (AMAPÁ/BRASIL)

Autores

  • Juliana Monteiro Pedro Professora efetiva da Universidade Federal do Amapá e doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Célia Souza da Costa Professora efetiva do Instituto Federal do Amapá e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Manuel Caleiro Professor adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v15i36.21

Palavras-chave:

Marabaixo. Cultura Popular. Patrimônio Cultural. Afrodescendente. Resistência.

Resumo

O Marabaixo é uma manifestação cultural dançante que faz parte da história do Estado do Amapá desde a colonização. É caracterizada pelo viés da resistência, apesar de todos os episódios de desgastes com a sociedade hegemônica. Em 2018, foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil, o que conferiu oficialidade à cultura que foi por muito tempo considerada inferior por ser realizada por classe “subalterna”. Esse movimento busca também reduzir o preconceito e discriminação étnica em relação aos negros. Diante disso, o objetivo do trabalho é descrever como se deu o processo de resistência e (re)existência da cultura do Marabaixo no Estado do Amapá, praticado pelos afrodescendentes, que culminou nos movimentos sociais para o reconhecimento jurídico-institucional. A pesquisa utilizou o método fenomenológico de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, mediante o levantamento de referências bibliográficas e documental. O estudo aponta que o reconhecimento do Marabaixo como Patrimônio Cultural do Brasil é uma luta engendrada pelos movimentos sociais marabaxeiros, uma forma de resistência e (re)existência do bem cultural dos afrodescendentes.

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Biografia do Autor

Célia Souza da Costa, Professora efetiva do Instituto Federal do Amapá e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá, Graduada em Direito e Comunicação Social. Professora Efetiva do Instituto Federal do Amapá.

Manuel Caleiro, Professor adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade Naviraí. Doutor em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Publicado

2020-04-27

Como Citar

Monteiro Pedro, J., Souza da Costa, C., & Munhoz Caleiro, M. (2020). PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL: RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA AFRO DO MARABAIXO (AMAPÁ/BRASIL). Revista Direitos Culturais, 15(36), 131-166. https://doi.org/10.20912/rdc.v15i36.21

Edição

Seção

Artigos