DIGNIDADE HUMANA E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Autores

  • Pedro Coelho Marques Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil
  • Guilherme Camargo Massaú Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v15i37.206

Palavras-chave:

dignidade humana, fundamento, STF

Resumo

Estuda-se a dignidade humana enquanto princípio fundamental para o Estado brasileiro, qualificado como tal na Constituição da República, e suas aproximações designadas em julgados do Supremo Tribunal Federal. Traz-se, para maior aprofundamento, as conceituações feitas pela doutrina que, a despeito de dar à dignidade humana atributos de vagueza em seus contornos, tende a considerá-la como um valor intrínseco ao ser humano. A partir da análise da dignidade humana no decorrer da história, comparou-se o enfrentamento do princípio feito por doutrinadores antigos e contemporâneos com o que o STF expõe nos julgamentos de casos notórios. Com tal comparação, demonstrou-se que, em que pese o fato de a dignidade humana não ter um conteúdo cristalino e universal, o que por vezes faz com que seu uso seja banalizado, ainda assim consolida-se como um fundamento do Estado brasileiro não somente no texto constitucional, senão também no entendimento da Suprema Corte. Utilizou-se o método indutivo, a pesquisa é do tipo bibliográfica e tem caráter qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Coelho Marques, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Mestrando em Direito na UFPel. Advogado.

Guilherme Camargo Massaú, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Professor da Faculdade e do Mestrado em Direito da UFPel; Pós-doutor na PUCRS; Doutor em Direito pela Unisinos; Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra; Especialista em Ciências Penais pela PUCRS; Autor dos livros: Metodologia Jurídica. Do início da ciência do direito ao iluminismo português, editora Atlas; O princípio republicano do mundo-da-vida do Estado constitucional cosmopolita, editora Unijuí; O Estado de Direito e as dimensões da res publica, editora Prismas; Princípios Constitucionais e Relações Internacionais, ed. Livraria do Advogado.

Publicado

2020-09-15

Como Citar

Coelho Marques, P., & Camargo Massaú, G. (2020). DIGNIDADE HUMANA E O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Revista Direitos Culturais, 15(37), 145-161. https://doi.org/10.20912/rdc.v15i37.206

Edição

Seção

Artigos