LOBBY EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: INSTRUMENTOS DEMOCRÁTICOS PARA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE FEMININA
DOI:
https://doi.org/10.20912/rdc.v15i37.172Palavras-chave:
Audiência pública; Democracia; Dignidade humana; Direitos da personalidade; Lobby no judiciário.Resumo
O presente estudo objetiva identificar principais problemas das audiências públicas realizadas no Supremo Tribunal Federal, a fim de observar se grupos de interesses são mais eficaz que indivíduos que participam diretamente. Especificamente, busca analisar a necessidade dessa tutela aos direitos da personalidade feminina. A partir do cenário político brasileiro, a democracia e necessidade de uma cultura jurídica para conhecimento sobre direitos, garantias e formas de participação, o que contribui para a justificativa do estudo, questiona-se em que medida o lobby, em audiência pública no STF, auxiliaria os direitos da personalidade feminina. O que se faz a partir do método dedutivo, com amparo na revisão bibliográfica, para levantamento dos principais estudos na área de direitos da personalidade, personalidade feminina, audiência pública no STF e lobby no judiciário. Os resultados mostram uma contribuição do lobby aos direitos das mulheres, que esbarram na dignidade humana, pois observou-se uma considerável influência na decisão final.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2020 Revista Direitos Culturais
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.