A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DA LÓGICA DA INSERÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Jaqueline Schimanoski Machado Roberto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil
  • João Martins Bertaso Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5533-2027

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v19i49.1614

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente

Resumo

Direitos Humanos é um constructo do Homo Sapiens, abrange, entre tantas premissas, a proteção ao Meio Ambiente que perpassa a Educação em todos os níveis, notadamente na escola. É premente que os Direitos Humanos, bem como, seus conceitos estejam presentes em todos os níveis de formação. Na primeira parte deste texto procura-se uma definição de Direitos Humanos, com centralidade na teoria crítica e afirmativa de Joaquin Herrera Flores. Na sequência, aborda tópico da inserção dos direitos humanos na educação. Por fim, reflete a proteção ambiental sob dois aspectos: primeiro, na manutenção do meio em que se vive, compreendendo a existência de forças econômicas e a necessidade de justiça ambiental, segundo, sob a ótica de responsabilidade ética em relação ao Outro. Faíscas humanizadoras no presente podem transformar realidades, todavia necessitam ser implementadas de forma efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Schimanoski Machado Roberto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI/Santo Ângelo-RS. Mestre em Direito pela UNIJUÍ.

João Martins Bertaso, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Pós-Doutor pela Unisinos. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo (Fadisa). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo Ângelo. Líder de grupo de pesquisa “Conflito, Cidadania e Direitos Humanos” no CNPq. Doutor Pesquisador vinculado à URI – Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo-RS. Coordenador Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da URI/Santo Ângelo-RS. Desenvolve pesquisa em cidadania, direitos humanos, interculturalidade e psicanálise

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Roberto, J. S. M. ., & Bertaso, J. M. . (2024). A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DA LÓGICA DA INSERÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO. Revista Direitos Culturais, 19(49), 65-78. https://doi.org/10.31512/rdc.v19i49.1614

Edição

Seção

Artigos