O NEOLIBERALISMO, A SUPREMACIA DO MERCADO E A CRÍTICA À IDEIA DE JUSTIÇA SOCIAL

UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA DE FRIEDRICH AUGUST VON HAYEK

Autores

  • Gilmar Antonio Bedin Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil
  • Elenise Felzke Schonardie Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdc.v18i46.1468

Palavras-chave:

Direitos econômicos e sociais; Estado de Bem-Estar Social; Justiça Social; Neoliberalismo.

Resumo

O domínio da agenda política dos países do Ocidente pelas ideias neoliberais está fechando um ciclo de cinquenta anos de história. Em relação a esta hegemonia, pode-se fazer várias perguntas. Uma destas perguntas é qual o conceito de direito e de justiça que esta forma de pensar a organização da sociedade sustenta e busca implementar? O presente trabalho apresenta uma das respostas e o faz a partir da análise da obra de um dos seus mais importantes formuladores teóricos: Friedrich August Von Hayek. Por isso, o artigo destaca quem é o autor e quais são os principais pressupostos de sua obra sobre o tema. O objetivo é demonstrar que o autor formula uma visão muito restrita do direito e da justiça e que, se as mesmas continuarem a ser sustentadas, as rupturas sociais hoje presentes nas sociedades democráticas ocidentais continuarão a se aprofundar. É que o núcleo central de sua proposta tem ajudado a manter a supremacia do mercado como um sistema autorregulado e reduzido a ideia de justiça social apenas a um conceito oco, que ninguém sabe o que significa. O método de pesquisa utilizado foi o hipotético-dedutivo, a técnica de pesquisa usada foi a bibliográfica e a interpretação feita foi a jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenise Felzke Schonardie, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Pós-Doutoranda em Direito junto ao Programa de Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrado do Alto Uruguai e das Missões – URI/SAN. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos – Mestrado e Doutorado - da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ/Brasil. Professora do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ. Membro do grupo de pesquisa Direitos Humanos, Governança e Democracia – MUNDUS; Membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Desigualdades.

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Bedin, G. A., & Felzke Schonardie, E. (2023). O NEOLIBERALISMO, A SUPREMACIA DO MERCADO E A CRÍTICA À IDEIA DE JUSTIÇA SOCIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA DE FRIEDRICH AUGUST VON HAYEK. Revista Direitos Culturais, 18(46), 67-80. https://doi.org/10.31512/rdc.v18i46.1468

Edição

Seção

Artigos