POR UMA TRANSMUTAÇÃO DA CULTURA DE VIOLÊNCIA PELA DA PAZ A PARTIR DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ E DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.953

Palavras-chave:

paz. educação para a paz. cultura de paz. direitos humanos. violência

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar que a educação para a paz é o caminho para a transmutação da cultura de violência pela da paz, respeitando-se os direitos humanos. O referencial teórico é a discussão da relação violência-paz em Galtung (1969), a proposta de educação para a paz em Jares (2002) e Salles Filho (2016) e a complexidade dos direitos humanos em Flores (2009). Trata-se de pesquisa exploratória e de caráter bibliográfico, visando a articulação dos conceitos que articulam o estudo. Como resultado tem-se que o rumo à cultura de paz perpassa o respeito aos direitos humanos e as iniciativas de educação para a paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Cristina Bahniuk Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) Especialista em Globalização Econômica pela Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM, Toledo, Espanha). Professora no Departamento de Direito Processual na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil). Advogada da Companhia de Habitação de Ponta Grossa –PROLAR. 

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil

Docente e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas - Mestrado e Doutorado (PPGCSA/UEPG) e Educação Inclusiva - Mestrado (PROFEI/UEPG). Pesquisador associado da Cátedra UNESCO "Juventude, Educação e Sociedade", sediada na Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Coordenador do Núcleo de Educação para a Paz (NEP/UEPG).  Pós-Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Ponta Grossa/PR, Brasil), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP, Brasil), Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil).

Andréia Gaspar Soltoski, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC, Coimbra, Portugal), com o título devidamente reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo/SP, Brasil). Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE Ponta Grossa/PR, Brasil). Professora no Departamento de Direito Processual na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) e no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE Ponta Grossa/PR, Brasil). Advogada.

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Mendes, D. C. B., Salles Filho, N. A. ., & Soltoski, A. G. (2023). POR UMA TRANSMUTAÇÃO DA CULTURA DE VIOLÊNCIA PELA DA PAZ A PARTIR DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ E DOS DIREITOS HUMANOS. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 22(44), 79-93. https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.953

Edição

Seção

ARTIGOS