ALGORITMOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS FORMAS DE “FAZER POLÍTICA”

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA IA NOS PROCESSOS ELEITORAIS DEMOCRÁTICOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Elísio Augusto Velloso Bastos Centro Universitário do Pará, Belém, PA, Brasil
  • Fernanda Farias Figueiredo Centro Universitário do Pará, Belém, PA, Brasil
  • João Victor Lima de Abreu Couto Centro Universitário do Pará, Belém, PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.635

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal destacar a influência das novas tecnologias da informação e comunicação nas democracias. Destaca-se, portanto, um novo modo de “fazer política”, levando em consideração os sistemas de Inteligência Artificial, a utilização de algoritmos para o mapeamento do eleitorado, além do fenômeno das fake news e o uso dos chamados bots. Outrossim, o trabalho realiza uma análise de acontecimentos em que foram visualizadas de maneira clara a influência dessas novas tecnologias, como é o caso das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016 e das últimas eleições para presidente no Brasil, em 2018, e busca compreender de que forma a problemática em referência pode ser solucionada ou amenizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elísio Augusto Velloso Bastos, Centro Universitário do Pará, Belém, PA, Brasil

Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor de Direitos Humanos e Teoria Geral da Constituição (Graduação) e Teoria da Constituição: Mecanismos de Tutela da Norma Constitucional. A Realidade Brasileira e Amazônida (Mestrado) no Centro Universitário do Pará (CESUPA). Advogado. Procurador do Estado do Pará.

Fernanda Farias Figueiredo, Centro Universitário do Pará, Belém, PA, Brasil

Discente do 9º semestre do curso de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integra o grupo de pesquisa “Inteligência Artificial e Direitos Fundamentais” (CNPQ/CESUPA).

João Victor Lima de Abreu Couto, Centro Universitário do Pará, Belém, PA, Brasil

Discente do 7º semestre do curso de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA). Compõe quadro de ligantes da Liga Acadêmica de Direito do Estado (LADE) e integra o grupo de pesquisa “Inteligência Artificial e Direitos Fundamentais” (CNPQ/CESUPA).

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Bastos, E. A. V. ., Figueiredo, F. F. ., & Couto, J. V. L. de A. . (2021). ALGORITMOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS FORMAS DE “FAZER POLÍTICA”: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA IA NOS PROCESSOS ELEITORAIS DEMOCRÁTICOS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(41), 175-193. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.635

Edição

Seção

ARTIGOS