A REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS UNIVERSIDADES E A CONCREÇÃO DA CIDADANIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.634

Resumo

Este trabalho faz uma abordagem qualitativa e quantitativa da presença das mulheres no ensino superior brasileiro, trazendo dados oficiais do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e dados da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos, (UEMG-PASSOS). O objetivo do estudo é discutir a representatividade da mulher na universidade e sua importância para a concreção da cidadania feminina. Os números comprovam que as mulheres são maioria nos cursos superiores, no entanto, elas ocupam majoritariamente as vagas nos cursos de licenciatura e humanas, enquanto os homens são maioria nos campos de engenharias e tecnológicas, o que, em tese, perpetua a tradicional divisão sexual do trabalho e mantém a mulher longe de equidade de gênero no ambiente acadêmico. O estudo foi elaborado através de análise de dados consolidados, relatórios oficiais do governo, relatório da UEMG-Passos, além da mobilização da literatura especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Henrique Nunes, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP; Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Barretos, SP e Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutorando e Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp, Ribeirão Preto/SP. Programa com conceito 4 pela Capes/MEC. Advogado e professor universitário.

Selma Tomé Pina, Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutoranda e Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp, Ribeirão Preto/SP. Programa com conceito 4 pela Capes/MEC. Advogada e professora da Universidade Estadual de Minas Gerais.

Juvêncio Borges Silva, Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Pós-doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor pela Unesp. Mestre pela Unicamp. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos. Professor do Programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Nunes, D. H. ., Pina, S. T. ., & Silva, J. B. . (2021). A REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS UNIVERSIDADES E A CONCREÇÃO DA CIDADANIA . Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(41), 159-173. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.634

Edição

Seção

ARTIGOS