MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROJETOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS EM TERRAS INDÍGENAS NO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i39.306

Resumo

Devido à seca de 2005, o Amazonas editou a Lei 3.155/2007 que instituiu a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas. O texto previa formas de promoção do desenvolvimento sustentável, de manutenção das condições climáticas e incentivos à participação da população e do Estado na tutela ambiental. Entretanto, 10 anos após sua edição, a lei parece ter caído em desuso. Parte da ineficácia se deve ao desmantelamento da estrutura de Estado que atuava na implementação de seus instrumentos e parte, em virtude da falta de regulamentação complementar. Anos depois, o Amazonas editou a Lei n° 4.266/2015, que instituiu o sistema de gestão de serviços ambientais no Estado, criou o Fundo Estadual de Mudanças Climáticas e alterou as leis n° 3.135/2007 e 3.184/2007. Pretende-se assim, avaliar a interação entre essas normas, em um amplo exercício de interpretação, com o objetivo de constatar sua eficácia socioambiental. Concluiu-se que a participação das comunidades tradicionais em unidades de conservação de uso sustentável e dos povos indígenas em suas terras, enseja eficácia parcial à Lei 3.155/2007, ao permitir a implementação de projetos de redução das emissões por desmatamento e degradação nessas áreas protegidas, possibilitando o pagamento de recompensas aos prestadores de serviços ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serguei Aily Franco de Camargo, Universidade Estadual de Roraima, Caracaraí, RR, Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Conservação e Manejo de Recursos, área de concentração Gestão Integrada de Recursos, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), doutorado em Aqüicultura em Águas Continentais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), pós-doutorado em Ecologia pelo NEPAM/UNICAMP (2004), pós-doutorado em Ecologia pela UNESP/IB - Rio Claro (2012) e pós-doutorado em Agroecologia pela UERR (2017). Atualmente é professor Doutor Nível I junto à Universidade Estadual de Roraima, professor Titular I, em regime de tempo parcial, do Centro Universitário Estácio Atual (antiga Faculdade Estácio Atual - Boa Vista, RR), junto ao Curso de Graduação em Direito e professor horista das Faculdades Cathedral de Boa Vista, junto aos cursos de Direito e Psicologia.

Plínio Henrique Oliveira Gomide, Universidade Estadual de Roraima, Caracaraí, RR, Brasil

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (2007) - UFLA, Mestrado em Ciência do Solo pela UFLA (2009), Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2013). Professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Agroecologia - PPGA da Universidade Estadual de Roraima (Portaria N° 009 de 05 de Janeiro de 2015). Atua principalmente nos seguintes temas: Microbiologia Agrícola, Microbiologia e Bioquímica do solo, Conservação do solo e da água, Recuperação de áreas degradadas e Agroecologia.

Thaísa Rodrigues Lustosa de Camargo, Ministério Público do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Assessora Jurídica do Ministério Público do Estado do Amazonas, pesquisadora, Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Especialista em Direito e Processo do Trabalho e em Pesquisa Educacional. Atua principalmente na área de direito ambiental.

Publicado

2021-01-28

Como Citar

Camargo, S. A. F. de, Gomide, P. H. O. ., & Camargo, T. R. L. de . (2021). MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROJETOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS EM TERRAS INDÍGENAS NO AMAZONAS. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(39), 57-77. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i39.306

Edição

Seção

ARTIGOS