OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NO BRASIL

UMA PROPOSTA À LUZ DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO DIREITO

Autores

  • Elton Luiz Bueno Candido Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Julio Cesar de Aguiar Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.144

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Avaliação de desempenho. Bonificações em dinheiro. Investigação criminal. Eficácia.

Resumo

A questão da eficiência das políticas de segurança pública tem recebido cada vez mais atenção no debate acadêmico, haja vista os índices de criminalidade documentados no Brasil. Nesse contexto, pondo em foco a investigação criminal como objeto de estudo, e valendo-se da análise comportamental do direito como marco teórico, o presente artigo tem por objetivo analisar os resultados obtidos em relação à melhoria do sistema de persecução penal brasileiro com base em mecanismos de avaliação do desempenho e consequente premiação de policiais incumbidos da função de investigação criminal. Nesse desiderato, promoveu-se uma análise comparativa entre os comportamentos policiais incentivados com base em normas que fixaram prêmios em favor daqueles e os respectivos resultados obtidos em relação à elucidação e consequente punição de autores de crimes graves.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Luiz Bueno Candido, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestrando em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Ministério Público e Estado Democrático de Direito pela Fundação Escola do Ministério Público do Paraná. Ex-Procurador do Estado do Paraná. Procurador da República.

   

Julio Cesar de Aguiar, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. PhD in Law pela University of Aberdeen, Reino Unido. Pesquisador-Colaborador Pleno do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Procurador da Fazenda Nacional. 

     

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Candido, E. L. B., & Aguiar, J. C. de. (2021). OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NO BRASIL: UMA PROPOSTA À LUZ DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO DIREITO. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 21(41), 5-34. https://doi.org/10.31512/rdj.v21i41.144

Edição

Seção

ARTIGOS