A ALIENAÇÃO PARENTAL E A POSSIBILIDADE DE CONVIVÊNCIA ASSISTIDA NAS DEPENDÊNCIAS DO FÓRUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v24i48.1288

Palavras-chave:

Direito das Famílias, Poder Familiar, Alienação Parental, Lei Federal nº 14.340/2022, Convivência Assistida nas dependências do Fórum

Resumo

A Lei Federal n. 14. 340/2022 trouxe uma inovação jurídica com a instituição da convivência assistida nas dependências do fórum, em casos de alienação parental. Este artigo objetiva identificar se tal inovação contribui para coibir e mitigar os efeitos da alienação parental para seus envolvidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com método hipotético-dedutivo, a partir de análise documental e bibliográfica. Para tanto, apresentou-se a evolução do conceito de famílias e de poder familiar no ordenamento jurídico brasileiro, e problematizou-se o fenômeno da alienação parental, mormente originado com o desenlace familiar. Como resultado têm-se que a convivência assistida nas dependências do fórum é um avanço legal, que contribui para a coibição e mitigação dos efeitos da alienação parental, haja vista que proporciona o direito fundamental do convívio familiar, e protege o bem estar das vítimas nas conjunturas as quais elas se encontram inseridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce, Valadares, MG, Brasil

Bacharel em Direito e Licenciado em Filosofia. Especialista em Direito Público e MBA em Gestão de Cidades. Mestre em Gestão Integrada do Território. Doutor em Ciências Humanas. Professor e pesquisador na Universidade Vale do Rio Doce, lecionando no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território. Integra o NIEDS - Núcleo Interdisciplinar em Educação Direito e Saúde. 

Thaís Aldred Iasbik de Aquino , Universidade Vale do Rio Doce, Valadares, MG, Brasil

Graduada em Direito e Pedagogia. Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental e Mestre em Direito. Professora e pesquisadora na Universidade Vale do Rio Doce, onde integra o Grupo de Pesquisa "ÓPERA - Observatório de Perspectivas, Experiências e Ramificações na Relação Mídia-Democracia-Direitos humanos". 

Ana Luiza Alves Gomes, Universidade Vale do Rio Doce, Valadares, MG, Brasil

Graduada em Direito pela Universidade Vale do Rio Doce

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Novaes, E. C. ., Aquino , T. A. I. de ., & Gomes, A. L. A. . (2024). A ALIENAÇÃO PARENTAL E A POSSIBILIDADE DE CONVIVÊNCIA ASSISTIDA NAS DEPENDÊNCIAS DO FÓRUM . Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 24(48), 111-126. https://doi.org/10.31512/rdj.v24i48.1288

Edição

Seção

ARTIGOS