A FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA – FuRI, mantenedora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, CNPJ Nº 96.216.841/0001-00, com sede na rua Universidade das Missões, 464, CEP 98802-470 – Santo Ângelo/RS, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de natureza comunitária, de direito privado, criada pela iniciativa público/privada, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal Lei nº 16/69, Decreto Estadual nº 24.521/76 e Decreto Federal nº 73.750/77, registrada no Conselho Nacional de Assistência Social sob nº 266.176/73, com duração indeterminada, registrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, sob nº 235, as folhas 51v do livro nº A-2 e da escritura de dotação de bens, lavrado em 31 de outubro de 1968. A Fundação é dirigida pela Presidência, sendo a sua atual Presidente a Prof.ª Janete Rosa Martins(gestão 2023-2027), pelo Conselho Diretor, Conselho Curador e Assembleia Geral e rege-se pela legislação em vigor e por seu Estatuto aprovado pelo Ministério Público/RS através da Procuradoria de Fundações. Conforme descrito em seu Art. 2º a Fundação, visando ao desenvolvimento regional através da educação e de serviços especializados, tem as seguintes finalidades:
I - manter a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI;
II – manter as Escolas de Educação Básica e Educação Profissional da URI;
III - promover a educação em todos os níveis e modalidades;
IV- promover a formação, o aperfeiçoamento e a especialização técnico-profissional de pessoal, para os fins da educação nacional;
V - promover a conscientização comunitária e incrementar a integração de propostas e realizações, visando ao desenvolvimento regional e global;
VI – elaborar projetos e executar serviços técnicos nas áreas da engenharia e da arquitetura;
VII - promover estudos e pesquisas nos domínios das ciências e da tecnologia;
VIII - promover a divulgação científica, tecnológica e artístico-cultural, visando a colocar os conhecimentos sistematizados a serviço da coletividade;
IX – assessorar, dentro das finalidades da Fundação, os governos municipais, estaduais e federal, e outros organismos e instituições regionais no planejamento global e setorial, e na elaboração e execução de projetos;
X – atuar na extensão universitária, na prestação de serviços, na elaboração de análises laboratoriais e na certificação de sementes, mudas, animais e serviços;
XI – mobilizar recursos econômicos, técnicos e humanos para atender às atividades da Fundação;
XII – participar, com outras entidades, de ações e projetos em forma de convênios, visando ao desenvolvimento de ações conjuntas e comunitárias na área da saúde, da cultura e da assistência social que objetivem beneficiar a coletividade;
XIII – possibilitar à Fundação, a fim de cumprir as finalidades dispostas neste artigo, executar serviços de radiodifusão exclusivamente educativas universitárias e comunitárias, compreendendo radiodifusão sonora (rádio) e de sons e imagens (televisão) em qualquer de suas modalidades;
XIV – possibilitar à Fundação, a fim de cumprir as finalidades dispostas neste artigo, executar outros serviços de comunicação.
A Fundação não permite, em seu meio, discriminação de qualquer natureza.
Para o cumprimento de seus objetivos, a FuRI possui a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) como sua mantida. A URI goza de autonomia administrativa, didático-pedagógica, científica e de gestão financeira, patrimonial, e disciplinar, nos termos das leis aplicáveis e na forma de seus documentos internos – Estatuto e Regimento. A URI, por sua vez tem a Reitoria sediada em Erechim e quatro campus centrais:
- Campus Erechim;
- Campus Frederico Westphalen;
- Campus Santiago; e
- Campus Santo Ângelo, com dois campus avançados de Cerro Largo e de São Luiz Gonzaga.
A História do Ensino Superior oferecido pela FuRI/URI teve seu início em 19 de agosto de 1964, quando o Conselho de Desenvolvimento de Santo Ângelo fundou a AMES – Associação Missioneira de Ensino Superior, com o apoio do Poder Público Municipal e da comunidade, visando ao oferecimento de cursos superiores reclamados pela sociedade santo angelense.
Quatro anos após a Fundação da AMES, com a Reforma Universitária promovida pela Lei 5540/68, pela qual fixaram-se normas de organização e funcionamento do Ensino Superior, surgiu um movimento com vistas a criar uma Fundação de caráter regional. Até esse período, a AMES restringia sua atuação em nível local.
Essa expectativa tornou-se concreta, quando o Município de Santo Ângelo, autorizado pela Lei nº 101, de 23 de agosto de 1968, decidiu criar a Fundação Missioneira do Ensino Superior, tendo como instituidora também a AMES – Associação Missioneira de Ensino Superior, com a transferência dos seus bens para a nova entidade.
Os responsáveis pela concretização dessa proposta foram, respectivamente, o senhor Siegfried Ritter, Prefeito Municipal de Santo Ângelo naquele período e entusiasta pela causa, e o senhor Darci Cerezer, então presidente da AMES.
Com a instituição da nova Fundação, e com a efetiva transferência dos bens para a FUNDAMES, foi extinta a AMES - Associação Missioneira de Ensino Superior. A Fundação Missioneira de Ensino Superior – FUNDAMES passou a ter existência efetiva, como personalidade jurídica, no dia 31 de outubro de 1968, quando da escritura de dotação dos bens efetuada no Segundo Tabelionato da Comarca de Santo Ângelo e transcrição no Registro de imóveis de Santo Ângelo.
Evolução e Integração:
O propósito de buscar status universitário levou os dirigentes das Fundações mantenedoras de cursos superiores – FUNDAMES (Santo Ângelo), FAPES (Erechim) e FESAU (Frederico Westphalen) – a iniciarem negociações visando à integração dessas instituições, a fim de buscar, solidariamente, a tão sonhada Universidade.
Fruto dessas negociações foi decidido que a FUNDAMES, alterando a sua denominação, seria a entidade mantenedora desse audacioso projeto. Também a FUNREGE (São Luiz Gonzaga) e a Prefeitura Municipal de Cerro Largo buscaram integrar-se a essa proposta, com vistas à instalação de cursos superiores nessas cidades. Assim, em 11 de janeiro de 1990, a FUNDAMES alterou o seu Estatuto e sua denominação, passando a ser a FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA – FuRI. As demais instituições passaram seus bens, em comodato, à FuRI, por prazo indeterminado, e também a manutenção dos cursos existentes à Fundação. A negociação foi acolhida pelo Conselho Federal de Educação, através do Parecer nº 650/90, de 9 de agosto de 1990, sob a denominação de Centro Integrado de Ensino e sob a mantença da FuRI. Estava criado o CIE/FuRI e dado passo importante para o alcance do objetivo maior: a Universidade.
A Carta Consulta da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI foi encaminhada ao Conselho Federal de Educação, que a acolheu conforme Parecer nº 919/90, de 4 de dezembro de 1990. Em 11 de dezembro do mesmo ano, foi designada a Comissão para, num período de dois anos, procederem ao acompanhamento do processo de transformação do CIE/FuRI em Universidade Regional Integrada.
Preenchidas todas as formalidades e cumpridas as determinações legais, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, mantida pela Fundação Regional Integrada – FuRI, foi reconhecida, preliminarmente, pelo Conselho Federal de Educação através do Parecer nº 285/92 de 06 de maio de 1992 e, definitivamente, pela Portaria nº 708/92 de 19 de maio de 1992, pelo Ministério da Educação, sendo seu titular o Prof. José Goldemberg. O objetivo tão longamente perseguido estava, finalmente, concretizado.
O modelo de universidade adotado pela URI chamou a atenção da comunidade de Santiago, despertando seu interesse de integrar a FuRI. Nesse período, o município de Santiago contava com o Fundo Educacional de Santiago - FESAN, mantenedor dos cursos superiores da FAFIS, oferecidos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santiago.
Após as necessárias negociações, a FuRI recebeu em doação o patrimônio do FESAN, em 22 de dezembro de 1993, com o compromisso de ser criado um Campus Universitário da URI naquela cidade. Com a aprovação da transferência dos cursos do FESAN/FAFIS para a FuRI, pela Portaria do MEC Nº 1161/94, de 02 de agosto de 1994, estava concretizada a criação do campus da URI em Santiago.
O patrimônio total da FuRI, entre áreas próprias e áreas em comodato, supera os 2.400.000 m²(2023) o espaço físico construído ultrapassa os 268.000 m² (2023). Todo esse patrimônio está à disposição da Universidade para desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, mestrado, doutorado, esporte e cultura, bem como para a promoção de atividades de integração com a comunidade, com vistas a uma maior participação comunitária, e ações que promovam a inclusão social e o respeito às diferenças.
Presidente
Santo Ângelo
1º Vice-Presidente
Erechim
2º Vice-Presidente
Frederico Westphalen
Secretário – Santo Ângelo
Membros Natos:
Arnaldo Nogaro – Reitor da URI
Berenice Beatriz Rossner Wbatuba - Diretora Geral URI Santo Ângelo
Paulo Roberto Giollo - Diretor Geral URI Erechim
Elisabete Cerutti - Diretora Geral URI Frederico Westphalen
Júlio Cesar Wincher Soares - Diretor Geral URI Campus de Santiago
REPRESENTANTES FUNDAÇÕES CONSELHO DIRETOR
Sidney Luiz Brondani – Presidente FUNREGE
Luiz Panosso Netto – Presidente da FESAU:
Paulo José Sponchiado – Presidente da FAPES
Campus de Santo Ângelo
Titulares:
Rosane Maria Seibert
Viviana da Rosa Deon
Francisco Carlos Pinto Rodrigues
Suplentes:
Luthianne Perin Ferreira Lunardi
Neusa Maria da Costa Gonçalves Salla
Taciana Marconatto Damo Cervi
Campus de Erechim
Titulares:
Claodomir Antonio Martinazzo
Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa
Giana Lisa Zanardo Sartori
Marco Antonio Sampaio Ferraz de Souza
Suplentes:
Amito José Teixeira
Alessandra Dalla Rosa da Veiga
Rogério Luis Cansian
Arthur Bortolin Beskow
Campus de Frederico Westphalen
Titulares:
Adriana Rotoli
César Riboli
Suplentes:
Jean Ricardo Favaretto
Silvia Regina Canan
Campus de Santiago
Titulares:
Eveline Rocha Sudatti Simões
Fabiano Minuzzi Marcon
Suplentes:
Fabiana Barcelos da Silva Cardoso
Sabrina Klose Nadalon
Campus de São Luiz Gonzaga
Titular:
Bruna Avila Wiethan
Campus de Cerro Largo:
Titular:
Gabriela Felden Scheuermann
Suplente:
Lucas Sefrim Zorzo
Campus de Santo Ângelo
Titulares:
Bernardo Both – Presidente
Carlos Augusto Fogliarini Lemos
Rosângela Ferreira Prestes
Luis Fernando Lenz
Suplentes:
Alessandro Freitas de Oliveira
Marcos André Costa
João Martins Bertaso
Rômulo Madrid de Mello
Campus de Erechim
Titulares:
Cristiano Vitorino da Silva
Marcelo Luís Pillotto
Andrea Mignoni
Idionir Scalabrin
Gustavo Augusto Flach – Vice-Presidente
Gilmar Dal Castel
Suplentes:
Geciane Toniazzo Backes
Flavio Zambonato
Vanderlei Secretti Decian
Daniela dos Santos de Oliveira
Paulo Henrique Domingues
Ginamar Suze de Moura
Campus de Frederico Westphalen
Titulares:
Diana de Souza – Secretária
Fabrina Cavalli
Suplentes:
William Widmar Cadore
Nestor Henrique de Cesaro
Campus de Santiago
Titulares:
Edmar Pereira Fabrício
Higor Machado de Freitas
Paula Pinto Brum
Suplentes:
Lidiane Locateli Barbosa
Adriana Carlosso Irion
Marlene Padilha Specht
Campus de São Luiz Gonzaga
Titular:
Luciane de Oliveira
Campus de Cerro Largo:
Titular:
Edson Bolzan
Suplente:
Ellara Valentini Wittckind
Membros Natos:
Presidente da FuRI - Janete Rosa Martins
1º Vice-Presidente - Luiz Mario Silveira Spinelli
2º Vice-Presidente - César Luís Pinheiro
Representantes Reitoria da URI
Reitor da URI - Arnaldo Nogaro
Pró-Reitor de Administração - Ezequiel Plínio Albarello
Pró-Reitora de Ensino - Edite Maria Sudbrack
Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação - Marcelo Paulo Stracke
Representante Governo do Estado RS
Profª Rosa Maria de Souza - Coordenadora Regional de Educação – 14ª CRE
Representantes Comunidade de Santo Ângelo
Prefeito de Santo Ângelo - Jacques Gonçalves Barbosa
Presidente Câmara de Vereadores - Vereador Felippe Terra Grass
Presidente ACISA – Mauro Tschiedel
Representante Discente
Eduarda Bedim Mello
Representantes Comunidade de Erechim
Prefeito Municipal - Paulo Alfredo Polis
Presidente Câmara de Vereadores – Vereador Jurandir Vergílio Pezzenatto
Presidente ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial ) - Alexandre Zaffari
Representantes Comunidade de Frederico Westphalen
Prefeito Municipal - José Alberto Panosso
Presidente Câmara de Vereadores – Ver. Leandro Mazzutti
Presidente AEFW (Associação empresarial) - Patrícia Cerutti
Representante Discente
Andressa Luana Schreiber
Representantes Comunidade de Santiago
Prefeito de Santiago – Tiago Gorski Lacerda
Presidente Câmara de Vereadores – Vereador Decio Cardinal Loureiro
Presidente CES (centro Empresarial de Santiago) – Alex Fank Peixoto
Representante Discente
Lorenzo Arocha Kerpel
Representantes Comunidade de São Luiz Gonzaga
Prefeito Municipal - Sidney Luiz Brondani
Presidente Câmara de Vereadores – Vereador - Francisco Lourenço
Presidente ACI (Associação Comercial e Industrial) – Roberta Flores de Oliveira
Representantes Comunidade de Cerro Largo
Prefeito Municipal - Paulo César Kipper de Almeida
Presidente Câmara de Vereadores – Vereador Pedro Valdir München
Presidente ACI (Associação Comercial e Industrial) – Felipe Grings
Representantes URI Santo Ângelo
Diretor Administrativo - Gilberto Pacheco
Jacson Roberto Cervi
Daniela Pereira Gonzalez
Antônio Vanderlei dos Santos
Cristiano Weber - Diretor Escola da URI
Representantes URI Erechim
Diretor Administrativo - Paulo José Sponchiado
Adilson Luís Stankiewicz
Aldecir José Theodoro
Leandro Marcio Langoski
Antonio Sergio do Amaral
Edenir Serafini - Diretor Escola da URI
Representantes URI Frederico Westphalen
Diretor Administrativo - Alzenir José de Vargas
Gelson Pelegrini
Pablo Henrique Caovilla Kuhnen
Márcia Dalla Nora – Diretora Escola da URI
Representantes URI Santiago
Rodrigo Barcelos Pinto
Maria Saleti Reolon
Roselaine de Fátima L. Lamberti - Diretora Escola da URI
Representantes URI São Luiz Gonzaga
Ana Helena Braga Pires
Josiane Marques Gomes - Diretora Escola da URI
Representante URI Cerro Largo
José Carlos Scherer
Ser uma Instituição Comunitária, reconhecida pela referência em qualidade, por aproximar a universidade da sociedade, incentivar o desenvolvimento através da educação, pelas ações solidárias e pela integração com a comunidade.
Tem como missão cumprir as suas finalidades estatutárias e o compromisso de promover o desenvolvimento social e regional através do ensino, da pesquisa e da extensão.
Ética
Responsabilidade
Transparência
Integração
Solidariedade
Respeito à Democracia