Ciências Biológicas e Enfermagem da URI publicam pesquisa sobre Espaços Públicos Arborizados

15 de dezembro de 2016

O trabalho interdisciplinar intitulado “Espaços públicos arborizados enquanto elemento potencializador de saúde”, foi publicado na revista CINERGIS da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A pesquisa foi elaborada pela doutora Nilvane Ghellar Müller, professora do Departamento de Ciências Biológicas/URI e Bióloga, egressa da URI; Mariel Vianna; acadêmico do Curso de Ciências Biológicas/Bacharelado, Denilson Machado e pelos professores doutores Narciso Soares e Zaléia Brum, ambos do Departamento de Saúde/Curso de Enfermagem/URI.

Antes de sua publicação, o trabalho foi apresentado pela professora Zaléia no II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde da Unisc, Santa Cruz do Sul.

Esta foi uma pesquisa elaborada de forma interdisciplinar, onde o tema foi abordado a partir de diferentes perspectivas; os efeitos da infraestrutura, diversidade vegetal, principais plantas ornamentais, medicinais e de importância econômica das praças de Santo Ângelo. Estes espaços públicos são opção de lazer, atividade física e interação social para a comunidade. Segundo a professora Nilvane, “estudos relacionando mais de uma área de conhecimento são de grande importância para avançar na sua construção, dado o paradigma da complexidade na contemporaneidade”.

Além disso, observa Nilvane, “permite a intensificação do diálogo pelos atores envolvidos, e com isso, ocorrem diversas trocas conceituais e metodológicas entre diferentes áreas do conhecimento superando, em parte, a fragmentação, devido às diferentes visões da problemática que os pesquisadores possuem, permitindo ampliar a visão. É uma ferramenta que necessita ser mais explorada com parceria entre diferentes áreas, envolvendo profissionais e acadêmicos com saberes distintos”.