Seminário Internacional debate na URI a gestão de Parques Históricos e Culturais

5 de dezembro de 2016

seminarioiphan_mesa seminarioiphan_publico seminarioiphan_publico (2)

A URI Santo Ângelo está sediando desde a manhã desta segunda-feira, 5, o Seminário Internacional “Boas Práticas em Gestão de Paisagens: Parques Históricos e Culturais”, realizado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e promovido pelo Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico, UNESCO-Brasil e URI Santo Ângelo, por meio do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

A programação, que se estende até sexta-feira, 9, inclui palestras e visitas a diferentes sítios arqueológicos na Região das Missões, no Brasil.

Na abertura do evento, o Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização e presidente substituto do Iphan, Andrey Rosenthal Schlee observou que aqui nas Missões “é que tudo começou”, destacando que o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões é o maior patrimônio histórico-cultural do Brasil, em termos de reconhecimentos, pois possui tombamentos em nível estadual, nacional, internacional e em nível de Mercosul.

Andrey Schlee disse que nos 80 anos do Iphan, completados em janeiro, os conceitos de patrimônio e paisagem sofreram alterações e há muitos desafios face às superposições urbanas e paisagísticas. “Por isso, cabe questionar hoje se o modelo de gestão do Iphan continua válido. Com este propósito, é que convidamos especialistas do Peru, Colômbia, México, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, para refletir, trocar experiências e debater estas questões”.

Após a representante da Unesco, Maria Virgínia Canado, discorrer sobre os propósitos do evento, o Diretor-Acadêmico da URI, Marcelo Stracke, deu as boas- vindas a todos, dizendo que “a URI como Universidade comunitária, é sempre parceira de eventos desta natureza, lembrando que o curso de Arquitetura e Urbanismo se insere muito bem na temática”.

Integraram ainda a mesa de trabalhos, a representante do Instituto Andaluz, Marcia Garcia de Casassola Gomez e o diretor do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito.

O público do Seminário inclui gestores de Parques Históricos e Culturais convidados, gestores de sítios protegidos pelo Iphan e declarados Patrimônio Mundial, profissionais e técnicos da área de patrimônio cultural e ambiental, professores e estudantes universitários.