Farmácia-escola da URI realiza distribuição de protetor solar e conscientização sobre o câncer de pele

25 de novembro de 2016

Um projeto realizado pelo curso de Farmácia da URI Santo Ângelo visa a conscientização da população para o uso de protetor solar conta o câncer de pele. Estudantes do curso promoveram distribuição de panfletos explicativos e amostras de protetor. O projeto integra uma ação realizada pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias, com participação de diversas farmácias-escola de todo o país. A Campanha Nacional de Fotoeducação busca, através de orientações farmacêuticas, diminuir o índice nacional de câncer de pele.

Conforme explica a professora Cristiane Kratz, uma das coordenadoras da campanha na URI Santo Ângelo, o objetivo é mobilizar as universidades para o trabalho de educação em saúde com a população, orientando para a proteção correta contra os raios solares. “Um dos tipos de câncer que mais está em evidência é o câncer de pele. Saber se proteger é muito importante, a exposição inadequada ao sol tem vários malefícios”, afirma. Além da professora Cristiane, a farmacêutica da farmácia-escola da URI, Aline Fonza, e o coordenador do curso de Farmácia, professor Tiago Bitencourt, organizaram as atividades.

O projeto acontece simultaneamente em diversas partes do país. Além dos folhetos explicativos, o curso também tem uma cartilha disponível. No dia 20 de novembro os acadêmicos do curso de Farmácia também realizaram uma ação no Brique da Praça, com orientações para a população. No câmpus da URI Santo Ângelo, a equipe da farmácia-escola visitou os setores e orientou professores e funcionários sobre o uso da proteção solar. “Ficamos muitos satisfeitos com os resultados. Encontramos e sabemos por estatísticas que temos muitos casos de ocorrência de câncer de pele aqui na região. Temos também a influência do fator genético, além da pele clara de boa parte da população”, avalia a professora Cristiane.

A campanha continua até dezembro, com orientações e capacitação dos agentes de saúde do município, que participam de atividades orientadas pelo curso de Farmácia.

DSC_0178 DSC_0185 DSC_0194