Depoimento – Trajetória de uma futura Bióloga-Pesquisadora na URI

22 de novembro de 2016

Depoimento

Trajetória de uma futura Bióloga-Pesquisadora na URI

Tamara Machado Matos

tamarabióloga_espíritosanto tamarabióloga_certificado tamara_bióloga_trofeu

Como acadêmica do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado, em 2014 iniciei trabalhando como bolsista em um projeto de extensão. De 2015 em diante, continuamente como bolsista, comecei a atuar em projetos de iniciação científica na pesquisa. Entre estes, destaco o Projeto intitulado “Plantas bioativas e diferentes substratos na germinação da grápia (Apuleia leiocarpa)” o qual no Seminário de Iniciação Científica – SIIC realizado em outubro deste ano no Campus URI de Frederico Westphalen, juntamente com a minha professora orientadora Dra. Nilvane Ghellar Müller, fomos vencedoras do artigo da Área de Ciências Biológicas da URI e ganhamos o “Prêmio Destaque em Iniciação Científica” para o campus de Santo Ângelo.

Desde agosto deste ano, estou atuando como bolsista de iniciação científica no projeto “Avaliação Ambiental do Butia yatay (Mart.) Becc.: usos e aplicações”, sendo que, a partir desta pesquisa, estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão do curso.

É importante destacar que estes trabalhos estão relacionados com questões de cunho ambiental e ecológico na Região das Missões. Como exemplo, se pode citar as plantas nativas de grande interesse econômico que foram exploradas intensamente e que hoje se encontram ameaçadas em seu habitat. A partir destas pesquisas é possível auxiliar, em parte, com informações alternativas para uma gestão sustentável destes recursos.

Além disso, se identifica que, a partir destas pesquisas, foi possível publicar trabalhos em diferentes modalidades, desde resumos até artigos. Outras formas de divulgação ainda estão em andamento para a publicação, o que possibilita melhorar e aperfeiçoar ainda mais o nosso currículo acadêmico, sendo fundamental tanto para o mercado de trabalho, como no âmbito profissional.

Para divulgar os resultados de pesquisa, a participação em eventos regionais, nacionais e internacionais se faz necessário. Entre estes, oportunamente participei e apresentei trabalho, oralmente ou através de pôster, no Encontro Regional de Botânicos em Erechim, no Seminário de Iniciação Científica – SIIC (anual), no 67º Congresso Nacional de Botânica em Vitória no Espírito Santo, no III Congresso Internacional de Educação Ambiental em Panambi, entre outros.

Assim, através destas oportunidades que surgiram durante a minha graduação, as quais pude desenvolver neste período, como um futuro profissional biólogo pesquisador, pretendo realizar e concluir meu estágio no 1º semestre de 2017 em um local onde eu possa atuar na área da botânica, buscando aprender e melhorar cada vez mais meus conhecimentos, bem como contribuir para o desenvolvimento da ciência