Soberanas da Fenamilho destacam papel da URI em sua formação

21 de novembro de 2016

Fenamilho 2Eleitas neste domingo (20), as Soberanas da 18ª Fenamilho Internacional destacaram a importância da Universidade em sua formação. A rainha Nathalia Ferreira Mello e as princesas Lauren Voese Krüguer e Bianca das Chagas Caye são, respectivamente, acadêmicas do 4º semestre de Matemática, 4º

semestre de Engenharia Civil e 8º semestre de Educação Física – Bacharelado da URI Santo Ângelo.

Conforme relata a rainha Nathalia, a didática aprendida no curso foi fundamental para seu bom desempenho no concurso: “Cresci muito nestes dois anos na Universidade. Foi uma grande ajuda com o conhecimento e a tranquilidade para participar. Aprendi a organizar melhor meus pensamentos. A didática ajuda a parar e pensar, isso foi muito importante para as respostas da entrevista”.

“Eu fiz estágio como jovem aprendiz no Laboratório de Engenharia Civil. Até começar a trabalhar eu sempre fui muito tímida, o atendimento aos alunos mais velhos me ajudou muito a superar a timidez”, relata Lauren. Para Bianca, todas as experiências vivenciadas na Universidade, de se posicionar frente aos colegas, apresentar trabalhos e ajudar nos eventos auxiliaram no amadurecimento para o concurso.

Feira

As três foram unânimes ao citar as soberanas de outras edições da Fenamilho como a inspiração para participar do concurso: “Eu sempre ficava encantada pelas meninas que participavam da Feira. Acho muito legal poder participar da divulgação, representar o maior evento de Santo Ângelo”, cita Nathalia. Ela lembra que as palestras recebidas durante a preparação para o concurso foram muito importantes, pois ajudaram a conhecer mais sobre a história e mostrar um panorama mais geral do município. Durante a preparação, além de participar de curso de automaquiagem, elas receberam aulas sobre a história de Santo Ângelo e revisitaram o Museu Municipal e o Memorial da Coluna Prestes.

Para Bianca e Lauren, esta foi a primeira vez em um concurso de beleza. “Sempre me deslumbrei, desde pequena. São muitos convites que a gente recebe, mas esta foi a primeira vez que me senti pronta para particip
ar”, afirma Bianca. Lauren lembra a tradição dos concursos na família: “Minha avó, Vali Voese, foi a primeira rainha da Fenamilho, em 1954. Fico feliz em poder dar sequência a esta tradição”.

Elas também destacam a importância da Fenamilho para Santo Ângelo, por colocar a cidade no cenário econômico regional e nacional.

Estudos

Conciliar o trabalho de divulgação com os estudos vai ser uma tarefa complicada para Nathalia e Lauren. Bianca já está com a formatura marcada para janeiro de 2017.

“Quero organizar meu tempo da melhor maneira possível. Dar o meu melhor na Faculdade e na Feira”, ressalta Nathalia. Além do curso de Matemática, ela também estagia como monitora, prestando auxílio para um aluno que é deficiente visual e dá aulas particulares. Lauren concluiu seu estágio na última semana, e só pretende recomeçar outras atividades depois do fim da Fenamilho: “Quero dar o meu melhor. Vou me dividir entre os dois”.

Para Bianca, as atividades de princesa terão de ser conciliadas com o trabalho de professora de musculação e natação infantil. Ela já atua na área em que estuda há quatro anos, e também já teve experiência e projetos de pesquisa e extensão realizados em paralelo ao trabalho e ao curso de Educação Física.

Futuro

Para o futuro, as carreiras escolhidas são bem distintas: Nathalia pretende atuar como professora no exército. “Acho lindo o trabalho do professor, pretendo seguir na carreira, mas na área militar”, conta. Bianca quer fazer pós-graduação na área de prescrição do exercício, ou como personal trainer e pretende empreender. Já Lauren se vê trabalhando em um escritório de engenharia civil, diretamente nas obras.Fenamilho