CIPA da URI promoveu palestra inserida na campanha “Novembro Azul”

21 de novembro de 2016

“Saúde do homem sob a perspectiva da prevenção” foi o tema abordado na tarde de sexta-feira, 18, no auditório do prédio 13, numa promoção da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

O evento que reuniu funcionários e professores da URI Santo Ângelo, foi aberto com apresentação musical a cargo de Thales Matzenbacher, Maikow Dari e Fernando Índio e teve como palestrante, a enfermeira doutoranda Lilian Hesler.

Em sua exposição, Lilian explicou que a campanha “Novembro Azul” foi criada na Austrália, em 2003 e, hoje realizada em praticamente todos os países, tem como objetivo prevenir e diagnosticar doenças masculinas. “Em geral, os homens chegam nas unidades de saúde já com uma doença consolidada, pois não têm o hábito da prevenção”.

A palestrante citou diversos fatores que concorrem para que o homem, em geral, não faça prevenção: barreiras sócio culturais, como a questão de gênero (o homem considera-se mais forte), o medo de descobrir uma doença e o seu papel de provedor da família (que hoje se alterou bastante); as barreiras institucionais, como a dificuldade de acesso aos postos de Saúde da Família, em função dos horários que conflitam com seu horário de trabalho.

Lilian observou que as maiores causas de morte entre homens são, causas externas (violência e acidentes), doenças do aparelho circulatório, digestivo, respiratório e neoplasias (de pele não melanoma, próstata, pulmão e estômago).

Nas fotos, a palestrante, parte do público, os músicos e a atual diretoria da CIPA.

cipa_palestrante cipa_musicos cipa_publico cipa_diretoria