4ª Copa URI de Robótica teve participação de 22 equipes

18 de novembro de 2016

A 4ª edição da Copa URI de Robótica teve participação de 22 equipes, de oito cidades da região. Os cursos de Ciência de Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo foram os promotores do evento, que focou na programação de robôs por estudantes de Ensino Médio de Santo Ângelo e região.

As equipes competiram na modalidade Sumô, com dois robôs em uma pequena arena circular. A competição teve participação de estudantes de escolas de São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Catuípe, Giruá, São Miguel das Missões, Três de Maio, Entre Ijuís e Santo Ângelo. Cada equipe tem um aluno-capitão e um professor responsável.

O Colégio Estadual Catuípe, de Catuípe, foi o vencedor do torneio, que teve a final realizada nesta sexta-feira (11), no auditório do prédio 13.

Cada escola recebeu um kit com as peças que integram o robô, com a parte eletrônica que inclui motores, sensores, controladores. Os alunos montaram os robôs sozinhos, com base nos tutoriais em vídeos, aulas elaboradas pelos estudantes e professores dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Os estudantes também receberam orientação presencial durante o Descubra a Universidade, realizado em outubro. Depois da realização da Copa, o robô fica na escola para uso em laboratórios e sala de aula.

Os vencedores da disputa foram: 1º Lugar – Equipe Autobot – Colégio Estadual Catuípe – Catuípe; 2º Lugar – Equipe La Salle – Colégio La Salle Medianeira – Cerro Largo; 3º Lugar – Equipe Robot Squad – Instituto Rui Barbosa – São Luiz Gonzaga.

Também participaram da 4ª Copa URI de Robótica o Colégio Estadual Missões, de Santo Ângelo, com as equipes Joker 2000 e Bumblebee; Colégio Tiradentes, de Santo Ângelo, com a equipe Roth; Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas, de Santo Ângelo, com as equipes High Tech Fighter e Voltage; Escola da URI, de Santo Ângelo, com a equipe Hakuho; Colégio Estadual Catuípe, com a equipe Team Wall-E; Instituto João XXIII, de Giruá, com a equipe Amateraso; Instituto Cardeal Pacelli, de Três de Maio, com as equipes Pacelli 2016 e Black Angels; Escola Eugênio Frantz, de Cerro Largo, com a equipe Fortrek; Escola Unirio Carrera Machado, de Santo Ângelo, com a equipe Roboeduc UCM; Colégio Pedro II, de Santo Ângelo, com a equipe Pedro II; Colégio Dom Hermeto, de Três de Maio, com a equipe Robótica DH; Escola Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, com a equipe Robossauros; Escola Augusto Nascimento e Silva, de Santo Ângelo, com as equipes Augusto Diurno e Filhos do Rei; Escola de Ensino Médio Buriti, de Santo Ângelo, com a equipe F5(Atualiza); e Instituto Odão Felippe Pippi, de Santo Ângelo, com a equipe Optimus.rankingFinal

DSC_0017 (2) DSC_0105 DSC_0030 DSC_0031