Técnico em Enfermagem da Escola da URI realiza Seminário de Saúde Mental

4 de novembro de 2016

seminário_saudemental seminário_saudementaldrclecio seminário_saudementalpublico seminário_saudementalgrupoepalhaço seminário_saudementalmusica seminário_saude_palhaço

Realizou-se na quinta-feira, 3, o Seminário de Saúde Mental organizado pelo Curso Técnico em Enfermagem da Escola da URI. O evento faz parte da disciplina de Saúde Mental e acontece anualmente na etapa IV do curso, nas dependências da instituição.

O seminário deste ano foi organizado pelos alunos da turma 266 e pela professora Márcia Cargnin. O tema eleito, “Cuidados Paliativos”, foi muito bem conduzido pelo médico pediatra Clécio Ribeiro. Ele reforçou a importância da reflexão sobre temas nos quais os profissionais da saúde naturalmente têm algum desconforto em discutir, como o processo de morte e morrer, e a importância dos cuidados paliativos não só nesse processo, mas também em todo o cuidado do ser humano. “Ressignificar a cura, muitas vezes, não constitui eliminar a doença, mas conquistar o controle de seus sinais e sintomas. Nesse momento, o cuidado paliativo realizado por uma equipe multiprofissional ganha importância ímpar para atender as necessidades do indivíduo, não necessariamente para lhe “devolver a saúde”, mas para lhe dar vida aos anos que tiver por viver”.

O evento também teve a participação do Palhaço Leleco e Rodrigo Machado. Rodrigo fez a abertura, mostrando um pouco do seu talento musical. Ele é acompanhante terapêutico da unidade de saúde mental do HSA. Já Marcelo, técnico em segurança do trabalho do HSA, é o responsável pela alegria que o Palhaço Leleco trouxe ao encerramento do seminário, bem como a todas as pessoas que visita como Dr. Palhaço.