Meninas Digitais Tchê Missões faz seu 1º Encontro no ‘Descubra a Universidade’

6 de outubro de 2016

meninasdigitais_grupo meninasdigitais_crisfala

A 18ª edição do ‘Descubra a Universidade’ sediou nesta quinta-feira, 6, o 1º Encontro das Meninas Digitais Tchê Missões, projeto dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo, vinculado ao Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.

No 1º Encontro, que reuniu no auditório do prédio 5 do câmpus os grupos de nove escolas participantes, a coordenadora do projeto, professora Cristina Paludo, explicou às estudantes e professoras presentes o que é o projeto e qual o cronograma de atividades a ser desenvolvido até dezembro, quando após o desafio final, haverá premiação.

Em sua fala, a professora Cristina observou que existe uma carência muito grande de profissionais na área de computação, e mais ainda, de mulheres. Ela deu exemplo de egressas da URI Santo Ângelo que hoje estão muito bem posicionadas no mercado de trabalho, inclusive fora do Brasil.

A professora Cristina explicou que a partir de 2010 tiveram início no Brasil e no mundo, diferentes ações visando atrair mais mulheres para a área. “Vocês precisam saber que Computação não é difícil e não é uma área restrita aos homens. Hoje, com as atividades práticas, vocês poderão comprovar isso. Vocês têm talento e habilidades suficientes para atuar nesta área”.

De acordo com o cronograma do Projeto, nesta quinta-feira as meninas já realizam atividades práticas; de 10 a 21 de outubro elas participam do Curso de Programação; dia 24 de outubro acontece o Atelier de Programação; dia 14 de novembro as meninas devem entregar um vídeo da equipe relatando sua experiência no projeto; dia 11 será a entrega do Pitch em vídeo; dia 22 a disponibilização do Pitch no facebook e a abertura do período de contabilização das curtidas. Dia 25 de novembro deve ser entregue o aplicativo; dia 2 de dezembro encerra o período de contabilização das curtidas e dia 12 de dezembro acontece o evento de premiação e encerramento da primeira edição das Meninas Digitais Tchê Missões.