Descubra a Universidade: Diretor da URI conclama os professores a ocuparem mais espaços de influência e decisão

6 de outubro de 2016

 

 

encontroprofes_publico encontroprofes_pachecofala encontroprofes_dinamica

O auditório do prédio 5 da URI Santo Ângelo ficou lotado na manhã de quinta-feira, 6, para o “Encontro com os Professores”, que anualmente acontece durante o ‘Descubra a Universidade’.

Oriundos de dezenas de cidades da Região Noroeste, os professores foram recepcionados pelos Diretores Gilberto Pacheco (Geral), Marcelo Stracke (Acadêmico) e Berenice Wbatuba (Administrativa), receberam um ‘Kit-URI’, informações sobre o Vestibular de Verão e participaram de uma dinâmica.

Lembrando que a URI tem mais de 46 anos de atuação no ensino superior, o Diretor Gilberto Pacheco fez um balanço da realidade, lamentando as desigualdades existentes no Brasil, sobretudo na área de Educação, com poucos jovens concluindo a graduação, professores mal remunerados, redução de recursos para o FIES e a situação de pobreza da Região Noroeste Gaúcha. “Minha fala é um desabafo de professor de longa data. O Noroeste é a região que mais perde gente e muitas vezes, gente bem qualificada. Precisamos ter consciência de que o professor influencia nas famílias e na sociedade. Por isso, vocês precisam ocupar mais espaços também nas Prefeituras e nas Câmaras, para influenciar em favor da Educação”.

“Vejam a importância de vocês estarem aqui, disse Pacheco. “Vocês trouxeram mais de três mil alunos e eles são a esperança de mudanças. Minha mensagem, pois, mostrando a realidade plena de desafios, é de entusiasmo, porque vocês fazem parte do processo de desenvolvimento de suas cidades”.

Pacheco observou que a URI, além dos bons conceitos no MEC, investe em professores, laboratórios e novos cursos, como os mais recentes, de Agronomia e o doutorado em Direito e felizmente, não possui dívidas.

Na sequência, a professora Eliane Retslaff convidou os professores a se planejarem para 2017, com vistas à Olimpíada de Matemática que a URI promove, e a professora psicóloga Giana Vendrúsculo, encerrou o Encontro com a dinâmica “Desafios aos Professores”.