Descubra a Universidade: Mostra de Trabalhos Científicos do Ensino Médio reuniu escolas da Região na URI

6 de outubro de 2016

 

 

Mostra_taniafala Mostra_vandãofala Mostra_antoniosepp Mostra_colegiopedroscher Mostra_getuliovagas Mostra_onofrepires Mostra_pedroII Mostra_unírio

Inserida na programação do “Descubra a Universidade”, foi aberta na manhã de quinta-feira, 6, a 6ª Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica do Ensino Médio, uma promoção da URI Santo Ângelo, por meio do NITT – Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, em parceria com a 14ª Coordenadoria Regional de Educação e que acontece na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A abertura da Mostra contou com a presença do gestor do NITT e Chefe do Departamento de Ciências Exatas da URI, professor doutor Antônio Vanderlei dos Santos; da coordenadora da 14ª CRE Tânia Santiago, do coordenador do curso de Engenharia Elétrica da URI Ângelo Lucca, Coordenação e Assessoria Pedagógica.

Em sua manifestação, Tânia Santiago agradeceu a parceria da URI Santo Ângelo, dizendo ser “com estas parcerias, que se constrói uma escola pública de qualidade”. Ela saudou os alunos que pesquisaram e agora expõem os trabalhos e os professores, “que mesmo enfrentando dificuldades, não abandonam a causa de ensinar”.

O gestor do NITT, Vanderlei dos Santos, afirmou que “a Ciência pode ajudar nossa região pobre a crescer e quero incentivar vocês a serem pesquisadores. Com nosso trabalho e incentivo, fazemos um esforço muito grande para reverter uma realidade que muitos preferem negar, apesar dos indicadores. Mas há esperança: há pouco foi liberada a criação de bolsas de iniciação científica para o Ensino Médio. É muito importante oferecer uma boa base científica para vocês.  E devo lembrar que a URI Santo Ângelo está entre as universidades que mais investe em tecnologia e pesquisa. Vocês podem estar começando hoje, aqui, a carreira de pesquisadores e lembrem: não são os políticos que vão mudar e desenvolver o nosso país, mas os pesquisadores podem fazê-lo”.

A 6ª Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica do Ensino Médio recebeu nove pesquisas:

Importância da Educação Inclusiva: atividades lúdicas com alunos frequentadores da sala de recursos” – Colégio Estadual Pedro José Scher (São Pedro do Butiá)

Próteses para animais – Escola Básica Padre Antônio Sepp (São Miguel das Missões)

Casa Sustentável – Escola Básica Padre Antônio Sepp (São Miguel das Missões)

Projeto investigativo interdisciplinar Conexão Delta: investigando o ambiente – Colégio Estadual Pedro II (Santo Ângelo)

A mediação de conflitos na escola em Tempo Integral – Escola Estadual Unírio Carrera Machado – (Santo Ângelo)

Energia Eólica – Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas – (Santo Ângelo)

Energia Hidrelétrica – Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas (Santo Ângelo)

Energia Solar – Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas (Santo Ângelo)

Radiação: Contraindicação, altos riscos de contaminação – Colégio Estadual Onofre Pires (Santo Ângelo)