Pró-Reitor de Ensino toma posse na URI

4 de outubro de 2016

 

O professor Arnaldo Nogaro tomou posse como Pró-Reitor de Ensino da URI esta manhã, 4, na Reitoria.  Ele foi eleito por aclamação na última quinta-feira, 29, em reunião do Conselho Universitário realizada em Santo Ângelo. O Conselho é o órgão máximo da universidade. Arnaldo Nogaro assume na vaga deixada pela professora Rosane Vontobel Rodrigues falecida no dia 26 de julho.

Para o Arnaldo Nogaro “assumir a Pró-Reitoria de Ensino constitui-se como um novo desafio que a vida me proporciona. Sinto-me feliz, mas com o senso de responsabilidade que a função demanda. Espero corresponder à confiança depositada pelo Reitor, colegas Pró-Reitores e gestores da URI. Tenho ciência da magnitude do que assumo, mas com fé e trabalho pretendo dar conta dos projetos e atribuições que me serão conferidas”.

Ele observou que é um momento um pouco diferente da Universidade devido “às circunstâncias”. Disse que não contava com o convite porque está ainda envolvido com um programa de Pós-Graduação. Recordou que está há 26 anos na instituição. “É de certa forma uma extensão da minha casa” destacou. Salientou que vai estabelecer um canal de diálogo especialmente com as direções acadêmicas da Universidade.

– A gente precisa estar muito preparado para as oportunidades”, observou. Salientou que necessitará do apoio de todos porque “há um projeto em andamento. E só com trabalho coletivo, em grupo, podemos avançar. E é assim que assumo esta responsabilidade”, concluiu.

Apoio da FuRI

Para o presidente em exercício da FuRI, Valmor Vancin, “temos que atuar em equipe se não fica difícil sair da atual situação em que nos encontramos”, disse fazendo referência à realidade do Estado, porquanto à Universidade é também um agente de desenvolvimento regional.

Dirigindo-se ao Pró-Reitor de Ensino empossado, garantiu que “a FuRI lhe dará todo o apoio”. Lembrou que este é um momento de “alegria, mas também de saudade”, referindo-se à professora Rosane Vontobel Rodrigues, Pró-Reitora, falecida em julho quando ocupava o cargo.

Seguir em frente

O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli também lembrou o fato inesperado do falecimento da professora Rosane, então Pró-Reitora de Ensino. Salientou, porém, que “a vida precisa seguir em frente. A partir de cada dificuldade é preciso encontrar um caminho novo”. Lembrou que se a URI está chegando aos seus 25 anos, por outro lado, o ensino superior já existe há mais de 40 ou 50 anos nas regiões de abrangência da Universidade no norte e missões.

Sobre o Pró-Reitor, Luiz Mario Silveira Spinelli, observou tratar-se de “um profissional que tem se destacado na vida da Universidade atuando desde a graduação até o Stricto Sensu, com participação reconhecida no nosso mestrado de Educação”. Segundo o reitor, “Arnaldo é uma pessoa que já teve grande contribuição ocupando cargos de gestão na URI, tendo inclusive, por merecimento, conquistado a condição de avaliador do MEC”.

Prestigiaram ainda o evento os Pró-Reitores de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos e de Administração, Nestor Henrique De Cesaro, a direção da URI Erechim, através do diretor geral Paulo Sponchiado, da diretora Acadêmica, Elisabete Zanin e do diretor administrativo, Paulo Roberto Giolo, chefes de departamentos e coordenadores de área; a esposa de Arnaldo, Ivânia Nogaro, professores e funcionários da Reitoria. O evento foi transmitido para todos os câmpus e extensões por web conferência, serviço monitorado pelo setor de Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da Reitoria.-

Um pouco sobre Arnaldo Nogaro

Titulação

2001 – Doutorado em Educação / Universidade Teoria e Prática.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre – RS

Título: Lógicas subjacentes à formação do professor para a escolaridade inicial

Orientador: Merion Campos Bordas

1991 – Mestrado em Filosofia/Antropologia Filosófica.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre – RS

Título: A questão do absurdo: uma reflexão filosófica a partir de A.Camus

Orientador: Eduino Rabuske

1987 – Graduação em Filosofia

Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição – FAFIMC, Viamão – RS.

 

Atuação Profissional

– 1990 / Atual – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Erechim

Professor graduação, pós-graduação e professor pesquisador.

Atua no Mestrado em Educação – URI Frederico Westphalen

– 2008- atual – Avaliados Institucional do INEP

– 2006- atual – Coordenador do Grupo de Pesquisa: Ética e Educação.

– 2006 – atual – Coordenador do Grupo de Estudos “Aprendizagem e formação de professores”.

– Trabalha em assessoria a redes municipais de educação e realiza conferências.

– 2011- atual – Coordenador institucional do Parfor – URI

– É pesquisador e conferencista sobre diversos temas relacionados à educação.

– Membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI – Erechim) , Cataventos (UNICRUZ – Cruz Alta), Revista de Pedagogia – FABE e Revista Eletrônica Vivências (URI).

– Líder do grupo de pesquisa Ética e Educação, certificado pelo CNPq.

– Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – NEPPES .

– Membro da Academia Erechinense de Letras, cadeira 03.

– Foi Diretor Acadêmico da URI Erechim dos anos de 2002 – 2010.

– Autor dos livros:

-Teoria e saberes docentes (EDIFAPES, 2002).

– Educação Infantil: espaço e tempo de educar na aurora da vida (EDIFAPES, 2012)

– Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015)

– As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016)

– Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI. (CRV, 2016)

– Possui mais de 70 artigos publicados em periódicos e 18 capítulos de livros.-

posseproreitor_1 posseproreitor_2 posseproreitor_3 posseproreitor_4

Foto 1 – Reitor Luiz Mario Silveira Spinelli destacou o profissional e amigo Arnaldo Nogaro
Foto 2 – Pró-Reitor de Ensino com a Portaria de Posse ao lado do Presidente da FuRI, Valmor Vancin e do Reitor Luiz Mario Silveira Spinelli
Foto 3 – Reitor entregou Procuração Pública para o Pró-Reitor.
Foto 4 – Pró-Reitor de Ensino, Arnaldo Nogaro.

Mateus Baldissera/URI Erechim/Divulgação