Farmácia da URI e Conselho Regional reuniram estudantes e profissionais para curso

13 de setembro de 2016

 

curso extra de farmácia cursofarmácia_simulação cursofarmácia_grupo

Entre os dias 5 e 9 de setembro, o curso de Farmácia da URI em parceria com o CRF-RS (Conselho Regional de Farmácia), promoveu o curso “Seguimento Farmacoterapêutico”, ministrado pelo farmacêutico Gabriel Freitas do CRF. O curso ocorreu nas dependências da universidade e contou com 30 participantes, entre profissionais, professores e estudantes de Farmácia.

Segundo o coordenador do curso de Farmácia, professor mestre Tiago Bittencourt de Oliveira, “foi uma semana riquíssima de troca de saberes entre profissionais, balizados pelo cuidado Farmacêutico. Os serviços farmacêuticos foram recentemente incentivados pela Lei Federal Nº 13021 de agosto de 2014, que dispões sobre os serviços e a fiscalização das atividades farmacêuticas. Os espaços de serviços farmacêuticos são locais destinados à aplicação de injetáveis, colocação de brincos, medida da glicemia capilar, aferição da pressão arterial, consulta farmacêutica, seguimento terapêutico, prescrição farmacêutica”.

Tiago explica que as Resoluções da ANVISA RDC 44 de 17 agosto de 2009, que dispõe sobre boas práticas farmacêuticas; a Resolução do CFF Nº 585 de 29 agosto de 2013 que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências; a Resolução Nº 586 de 29 agosto de 2013 que regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências, todas foram amplamente discutidas no curso.

Em um dos momentos mais importantes do curso foram realizadas as simulações realísticas, oportunidade na qual acadêmicos interpretaram situações vividas por pacientes. As simulações foram gravadas e cada farmacêutico pode avaliar seu atendimento, enquanto os participantes puderam perceber a sua capacidade de resolução dos problemas enfrentados pelos pacientes.

Possivelmente em 2017, teremos novos cursos de atualização para profissionais e acadêmicos sendo realizados nas dependências da URI, comenta o professor Tiago de Oliveira.