Semana Acadêmica de Enfermagem tem foco na Saúde do Idoso

8 de setembro de 2016

O curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo realiza, até esta sexta-feira (9), a 15ª edição de sua Semana Acadêmica e a 14ª Mostra de Trabalhos Científicos. Neste ano, a temática é voltadapara a Saúde do Idoso na Contemporaneidade.02

A palestra de abertura, realizada na segunda-feira (5), foi ministrada pela professora doutora Carmen Maria Andrade, da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, com o tema “As perspectivas e os desafios para o envelhecimento saudável”. De acordo com a professora, para garantir o envelhecimento saudável é necessária a combinação de alguns fatores, como a baixa probabilidade de doença, a alta capacidade funcional e o engajamento ativo com a vida. “A rotina de quem trabalha com o idoso é a da perda. É preciso estar preparado para isso”, afirmou a professora Carmen. 01

 

Carmen também destacou que o Brasil está vivendo a era do envelhecimento, desde a década de 1980: “No Rio Grande do Sul, 18% da população tem mais de 60 anos, precisamos estar preparados para esta realidade”.  A professora ainda salientou que o envolvimento social, com amigos, grupos de convivência, e relacionamentos faz a pessoa viver mais.

Conforme o coordenador do curso de Enfermagem, professor Francisco Pinto Rodrigues, a escolha do tema foi feita pelos próprios acadêmicos: “Nossos estudantes do oitavo semestre organizaram todas as atividades com muito empenho”.

Os acadêmicos participaram de minicursos com temas como Estatuto do Idoso, CIDOHT, Urgência e Emergência – SAMU, Aplicação de Injetáveis, Currículo Lattes, Segurança do Paciente, Cuidados Paliativos e Auditoria em Enfermagem. Ainda, foram realizadas as palestras “A importância da família na doação de órgãos”, com a enfermeira Fabiana Dal’ Conte Buzatto, do Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo; “Redes de Atenção à pessoa idosa”, com a enfermeira doutora Marinês Aires, da URI Frederico Westphalen.  Nesta quinta-feira (8), as palestras foram “A violência escondida no cuidado: desafios para todos”, com a professora Verônica Bohm, da UCS – Universidade de Caxias do Sul, “A saúde do cuidador do idoso”, com a professora doutora Marinês Tambara Leite, da UFSM – Campus Palmeira das Missões.

Para esta sexta-feira (9) está prevista a realização da 14ª Mostra de Trabalhos Científicos, com apresentação de pôsteres pelos acadêmicos. Às 14h, a palestra de encerramento será ministrada pelo enfermeiro Ademir Jones Antunes Dorneles, Major do HGUSM – Hospital de Guarnição de Santa Maria.