URI Santo Ângelo apresenta pesquisas em eventos na área de Meio Ambiente

29 de agosto de 2016

Foto 1 Foto 3 Apresentação 1 Foto 4 Apresentação 2 Foto 2 Parque Teixeira Foto 5 Uri área verde (APP)

Acadêmicos e professores do Curso de Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo participaram, de 9 a 13 de agosto, do IX Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental e XXV Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente, realizados na URI Erechim.

O IX Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental e a XXV Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente tiveram como tema “Ações para a conservação da Biodiversidade”, abrangendo as mais diferentes áreas do conhecimento ligadas às Ciências Biológicas. No evento foi debatido sobre as modificações da paisagem natural por atividades antrópicas que vem avançado por largas extensões de terra no planeta. As atividades antrópicas, como agricultura, urbanização, construção de reservatórios, entre outras, alteram constantemente as paisagens naturais.

O evento foi promovido pelo curso de Ciências Biológicas da URI Erechim e pelo Mestrado em Ecologia. Acadêmicos e as professoras Briseidy Soares e Maria Lorete Flores, da URI Santo Ângelo, participaram de palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e uma visita técnica no Parque Natural Municipal Teixeira Soares.

Os acadêmicos de Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo apresentaram 6 trabalhos científicos intitulados: Diagnóstico e Implantação do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Campus da URI – Santo Ângelo – RS; Efeito do El Niño aplicado ao Inventário de Aranhas de Solo em um Fragmento de Mata no município de Santo Ângelo, RS; A Inserção do Melhoramento Genético no Mercado de Hortaliças: Uma Síntese Bibliográfica; Atividade de Educação Ambiental Aplicada a uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Santo Ângelo/RS; Levantamento Preliminar da Avifauna ocorrente em um Fragmento de Mata Atlântica no município de Santo Ângelo-RS; Ocorrência de Fauna Epiedáfica em um fragmento de Mata Atlântica no município de Santo Ângelo-RS. Esses dois últimos trabalhos resultam de pesquisas realizadas na área verde da URI campus Santo Ângelo (APP).

Nas fotos, os participantes do evento, visita técnica, apresentação de pesquisas e área verde da URI (AAP), local onde foram realizadas as pesquisas de levantamento de vertebrados, orientados pelas professoras Briseidy Angela Neufeld.