Agronomia da URI e Curso Técnico do IFF firmam parceria para estudar forrageiras

23 de agosto de 2016

 

agronomia_todosnoiff agronomia_colheitanoiff agronomia_guriasnoiff agronomia_noiff agronomiacolhe_noiif

Uma parceria firmada entre o curso de Agronomia da URI Santo Ângelo e o curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha, está possibilitando o desenvolvimento de Projeto de Extensão da Agronomia na área de Forrageiras de Inverno e de Verão.

Conforme explica a coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Ghisleni, os acadêmicos coletam amostras na área do curso Técnico e posteriormente, realizam análises nos laboratórios da URI.

“Após a colheita, o material é secado por 72 horas em estufa de ar quente circular, passando à pesagem e quantificação de matéria seca. Nos laboratórios de Química e de Farmacognosia, verifica-se o resultado das diferentes aplicações de fertilizantes e biofertilizantes. Essa matéria seca, destina-se ao consumo animal, tanto em pastejo como em feno”.

Os resultados das análises serão apresentados dia 14 de setembro, em Dia de Campo a ser realizado pelos estudantes de Agronomia e Técnico em Agricultura, no Instituto Farroupilha.

Observando que a atividade deve continuar com forrageiras de verão, Giselda enfatiza a validade do projeto de extensão, “pois oferece prática aos estudantes, desde o primeiro semestre do curso”.

EXPOINTER

Dias 2 e 3 de setembro, acadêmicos de Agronomia deverão visitar a Expointer, em Esteio. O grupo vai acompanhado do professor Leandro Bitencourt, agrônomo PhD, com o objetivo de realizar estudos na área de Fisiologia Animal.