Acadêmicos da URI promovem evento de integração com Centro Martinho Lutero

2 de junho de 2016

Foi realizado nesta quarta-feira (01) evento de integração dos acadêmicos da graduação em Direito, Educação Física e Pedagogia junto a crianças e adolescentes do Centro de Acolhimento Martinho Lutero. Gincana, atividades lúdicas e pedagógicas foram realizadas com 43 crianças em vulnerabilidade social, assistidas pelo juizado da infância e da juventude, das unidades de Santo Ângelo e Entre-Ijuís do Centro.

O evento foi organizado pelos acadêmicos do 10º semestre do curso de Direito, da disciplina de Estatuto da Criança e do Adolescente. Conforme ex17plica o professor e juiz titular da vara da Infância e da Juventude de Santo Ângelo, Luis Carlos Rosa: “O interesse em promover esta integração partiu dos próprios acadêmicos. A partir disso, com a ajuda dos cursos de Educação Física e Pedagogia, pudemos promover atividades lúdicas e pedagógicas, além de possibilitar aos acadêmicos conhecer a realidade das crianças e adolescentes em vulnerabilidade social”, explica.

Assim, os estudantes das disciplinas de Lazer e Recreação, Psicomotricidade e Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Leitura e da Escrita, além de bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, dos cursos de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado e Pedagogia promoveram ações de integração. Uma gincana, com atividades como jogo de argolas, chute a gol, basquete, bola ao alvo, quebra-cabeças, ginástica e dança, foi realizada com as crianças e adolescentes acima de sete anos. Para os menores, contação de histórias, teatro de bonecos, brincadeiras com trampolim, bambolê e bola. As atividades aconteceram no Ginásio de Esportes da URI Santo Ângelo. Em seguida, as crianças e os adolescentes participaram de um jantar, no quiosque da URI, promovido pelos acadêmicos do curso de Direito.

“É uma atividade de grande importância para os acadêmicos, que permite que eles vivenciem uma realidade diferente”, afirma a coordenadora do curso de Educação Física, professora Viviana da Rosa Deon. “Essas ações proporcionam uma Vicência teórico-prática do conhecimento, para além do conhecimento científico de sala de aula”, complementa a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Sônia Maria Piccoli.

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