Agronomia da URI Santo Ângelo implanta Área Experimental no câmpus

2 de junho de 2016

agronomia_áreaexperimental agronomia_áreaexperimental2 agronomia_áreaexperimental3

Um grupo de estudantes do 1º semestre de Agronomia da URI Santo Ângelo deu início na tarde de quarta-feira, 1º, à execução do projeto “Área Experimental Agronômica URI-Santo Ângelo”.

Acompanhados da coordenadora do curso Giselda Ghieleni, do coorientador do projeto, professor Mário Nunes e do bolsista Fagner Augusto Kessler, os universitários realizaram a marcação e delimitação da área a ser utilizada e já fizeram também a coleta de solo no método tradicional, para análise.

Segundo a coordenadora e orientadora do projeto, professora Giselda, na área serão desenvolvidos espaços experimentais com culturas de soja ,milho e chia. “Já temos agendado para dia 7 de junho, a coleta de solos com quadriciclo, tecnologia de Agricultura de Precisão, com a Analyse AP, de Santa Maria”.

A implantação da Área Experimental no câmpus busca como resultados, realizar aulas práticas com os estudantes; proporcionar pesquisas relacionadas às atividades acadêmicas; incentivar a especialização de universitários e professores por meio de experimentos; divulgar as pesquisas através de dias de campo, ações demonstrativas, seminários, palestras e oficinas; desenvolver projetos de culturas alternativas regionais; prestar assistência técnica a agricultores da Região e sediar eventos buscando a implantação tecnológica e a inovação na agricultura.

De acordo com cronograma planejado até o segundo semestre de 2018, o projeto deve executar ações como correção e análise de solos; preparação da área para plantio; plantio e manejo de culturas de inverno; Dia de Campo; colheita e análise de dados e resultados; implantação de culturas de verão, manejo e colheita de culturas de verão e finalmente, conclusões dos ciclos.