Iniciam as aulas da Pós-Graduação em Prescrição Farmacêutica da URI Santo Ângelo

15 de abril de 2016

Iniciaram nesta sexta-feira (15) as aulas do curso de Pós-Graduação em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica da URI Santo Ângelo. Com um total de 405 horas, o curso é voltado para atualização profissional de farmacêuticos.

Conforme a coordenadora do curso, professora Karine Santos de Bona, doutora em Farmacologia, a Prescrição Farmacêutica é uma área nova, que demanda um conhecimento específico do profissional. “Buscamos preparar um curso que capacitasse os estudantes para dar atenção e assistência de qualidade aos pacientes. A Prescrição Farmacêutica já é solicitada por algumas empresas, que procuram profissionais com essa qualificação e acabam reconhecendo e valorizando a área”, afirma a professora. O corpo docente é integrado por mestres, doutorandos e doutores da UFRGS, Unijuí e URI.

Entre os conteúdos trabalhados estão: Comunicação Técnica no Âmbito Farmacêutico; Ética e Bioética na Prática Farmacêutica; Semiologia Farmacêutica; Princípios de Farmacologia Clínica e Terapêutica; Princípios de Fisiopatologia; Fontes de Informação de Medicamentos e Farmacovigilância; Metodologia da pesquisa Aplicada a Ciências Farmacêuticas; Atenção Farmacêutica e Acompanhamento Farmacoterapêutico; Medicamentos Isentos de Prescrição – MIPs-  Princípios do Uso Racional de medicamentos Boas Práticas de Prescrição; Prescrição Racional de MIPs que atuam no Sistema Respiratório e anti-histamínicos; Prescrição Racional de MIPs que atuam no Sistema Digestório e Antiparasitários orais e anti-helminticos; Prescrição de Suplementos Dietéticos, Vitaminas e Minerais Isentos de Prescrição; Prescrição de MIPs Fitoterápicos e Uso Racional de Princípios Ativos; Prescrição Racional de Analgésicos, Antitérmicos e Anti-inflamatórios e Relaxantes Musculares; Prescrição Racional de MIPs Dermatológicos e Oftálmico, Nasal e Otológico; Medicamentos dinamizados e Floralterapia; Principais Interações entre Medicamentos e Alimentos; Atenção Farmacêutica ao paciente Idoso; Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia do Sistema Nervoso Central; Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia do Sistema Cardiovascular; Interpretação de Exames laboratoriais. As aulas serão ministradas até abril de 2018.

DSC_0012