Curso de Agronomia realizou Aula Magna

8 de abril de 2016

Foi realizada, nesta quinta-feira (07), a Aula Magna do curso de Agronomia da URI Santo Ângelo. Os estudantes do primeiro semestre, juntamente com líderes de Sindicatos, Cooperativas e Bancos, assistiram à palestra com o presidente da FecoAgro, Paulo Pires.

03

Na abertura do evento, o diretor-geral do câmpus Santo Ângelo, professor Gilberto Pacheco, destacou a inovação e o empreendedorismo na formação do curso de Agronomia: “Queremos que o nosso curso reúna ensino, pesquisa, extensão e, principalmente, inovação tecnológica”. O diretor também citou os investimentos realizados na Urinova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e no Tecnouri – Parque Científico e Tecnológico da região das Missões, que são espaços adicionais para o fomento ao empreendedorismo. Pacheco ressaltou a importância do curso em aliar a inovação tecnológica com a experiência de quem já está a mais tempo no mercado.
06

Em sua explanação, Paulo Pires falou sobre o atual momento do Agronegócio e os desafios que serão encontrados pelos estudantes. Para ele, o aumento da produtividade e a integração com a sustentabilidade são fatores que irão nortear o trabalho dos futuros agrônomos. “O Brasil não tem mais área para aumentar, e a demanda pela agricultura vai ser ainda maior. Temos que verticalizar a produção, ampliar a produtividade. É importante que os estudantes conheçam estes desafios desde o início da carreira”, afirmou o presidente da FecoAgro.
04

Paulo Pires ainda citou o amplo mercado possibilitado pela Agronomia. De acordo com ele, o Brasil não aproveita o potencial das universidades para desenvolver tecnologia para o dia a dia: “O curso tem um horizonte amplo, é uma amplitude fantástica. Há muito espaço para crescimento na área de pesquisa, assistência técnica e produção de alto desempenho”. Entre os pontos que vão ter crescimento no Agronegócio nos próximos anos, Pires citou a agricultura baseada em ciência, a incorporação de práticas sustentáveis e a mensuração dos impactos nas áreas de segurança alimentar, exportação e desenvolvimento regional.

01