Coordenador da Engenharia Mecânica e Gestor do TecnoURI visitam unidade da Stara em Carazinho

27 de setembro de 2021

Na manhã de sexta-feira, 24, o professor Flavio Kieckow, coordenador do Centro de Desenvolvimento de Produtos e Processos – CADEPP, ligado ao Centro de Referência em Tecnologias  e Inovação para Cidades Inteligentes  – LAB-Missões, e, o gestor do TecnoURI Missões, Romulo Mello, visitaram a unidade da Stara S/A Indústria de Implementos Agrícolas, na cidade de Carazinho.

Recebidos pelo engenheiro químico Felipe Hannecker, responsável pela área de qualidade da unidade, especializada na fabricação de peças de ferro fundido, visitaram os principais setores do processo produtivo da empresa.

Na sequência, realizou-se reunião com a equipe da qualidade para tratar sobre a questão dos resíduos industriais da unidade, especialmente da areia de fundição para descarte (AFD).

Flavio Kieckow e Romulo Mello relataram as experiências de pesquisa e desenvolvimento de soluções de projetos desenvolvidos pelos pesquisadores da URI, com os cursos de Engenharia Mecânica, Civil, Química e Física,  vinculados à programas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação SCTI/RS e empresas parceiras do setor de Fundição, assim como de projetos do LAB-Missões do TecnoURI Missões.

Rômulo explanou sobre a infraestrutura do Parque Científico e Tecnológico das Missões, colocando à disposição da Stara uma gama de serviços, laboratórios, pesquisadores e bolsistas. A equipe da qualidade da empresa Stara apresentou demanda para aproveitamento da ADF, com vistas a uma solução sustentável. Estuda-se a proposta de desenvolvimento do projeto em parceria.