Enfermagem da URI promove II Simpósio de Sepse

16 de setembro de 2021

Com organização a cargo dos acadêmicos do 8º semestre do curso de Enfermagem, na disciplina Pacientes de Risco I, com orientação da professora mestre Kelly Cristina Meller Sangoi, a URI Santo Ângelo promove dia 27 de setembro, o II Simpósio de Sepse

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.

O encontro tem como objetivo aprimorar o conhecimento e trocar experiências sobre a sepse, explica Kelly. “Espera-se que esse simpósio permita a discussão dos principais assuntos de interesse da área, facilite a disseminação de boas práticas baseadas em condutas adotadas por algumas instituições. Assim como, propicie espaço para a apresentação de novos conhecimentos sobre a fisiopatologia e novas condutas em relação a seu diagnóstico e tratamento”.

O Simpósio é gratuito, a transmissão será on-line através do link do YouTube

https://youtu.be/9JbFbYAuRfw e a programação das palestras é a seguinte:

13h30 – “Conceito e Epidemiologia da Sepse”, com Jessica Cantão Marcelino de Oliveira, enfermeira especialista em Administração Hospitalar, MBA em Gestão em Saúde e controle de Infecção. Atua desde 2012 no Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à saúde da Santa Casa, Araraquara, SP.

14h30 – “Por que a mortalidade por sepse no Brasil é tão alta?”, com Lizete Maria Sander Kunzler, enfermeira especialista em Administração Hospitalar, com 28 anos de experiência na área e 15 anos de atuação na UTI Adulto do Hospital Visa e Saúde/Santa Rosa, além de docente de Enfermagem (Setrem).

15h45 – “Atuação do Enfermeiro na prevenção e identificação precoce da Sepse”, com Marceli Zanus Goldschmidt, enfermeira especialista em Terapia Intensiva, atua na Uti Adulto do Hospital Vida e Saúde/Santa Rosa.

16h45 – “Experiência na Implantação do Protocolo de Sepse”, com Janine Goldschimidt Ávila, MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecções. Mestranda de ensino Científico e Tecnológico/URI, coordenadora UTI no Hospital Unimed Missões desde 2019.