Curso de Curta Duração
BNCC E EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEXTOS E PRÁTICAS NO ENSINO HÍBRIDO


APRESENTAÇÃO

O presente curso visa a qualificação para a atuação pedagógica na Educação Infantil em tempos de Ensino Híbrido, considerando os pressupostos normatizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular, tendo em vista a pandemia do Coronavírus Covid-19.

Nesse contexto, o curso pretende ser um espaço de reflexão, interação e diálogo sobre o enfrentamento dos desafios da cotidianidade da Educação Infantil. Esses desafios incluem o planejamento de práticas pedagógicas em tempos de Ensino Híbrido e isolamento social.

OBJETIVOS

  • Refletir sobre a prática docente da Educação Infantil no Ensino Híbrido;
  • Conhecer os fundamentos pedagógicos que norteiam a BNCC;
  • Articular teoria e prática com os direitos de aprendizagem na Educação Infantil;
  • Desenvolver práticas relacionadas aos campos de experiência da Educação Infantil;
  • Qualificar os cursistas para a compreensão do contexto político, social e pedagógico da Educação Infantil;
  • Vivenciar o planejamento de práticas na Educação Infantil, de acordo com a BNCC, considerando o Ensino Híbrido.

PÚBLICO DE INTERESSE

Professores e monitores de Educação Infantil;

Acadêmicos do curso de Pedagogia ou áreas afins;

Estudantes de nível Médio: curso Normal;

Pessoas que apresentam interesse na área.

PRÉ-REQUISITOS

Ter afinidade com a área.

  • Carga horária: 20 h
  • MODALIDADE: Semipresencial  
  • CERTIFICADO: Será fornecido certificado digital a todos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.