No mês Nacional da Ciência, astrônomo do INPE realiza palestra para Escola da URI

19 de outubro de 2020

Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, e para celebrar, a Escola da URI promoveu palestra remota sobre Astronomia.

Com o tema – “Astronomia: aspectos básicos, atualidades e impactos para o ser humano”, o astrônomo José Roberto Cecatto (Pesquisador do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) abordou a temática para estudantes do ensino fundamental e médio da Escola da URI.

O palestrante possui Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Ciências Espaciais e Atmosféricas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por meio de desenvolvimento instrumental e pesquisas em fenômenos solares energéticos. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Radioastronomia e desenvolvimento instrumental, com atuação principalmente nos seguintes temas: solar, rádio, espectroscopia e interferometria. Participou nos projetos Radiômetro Milimétrico de Frequência Variável (RMFV) e Brazilian Solar Spectroscope (BSS), tendo sido responsável pelo projeto de modernização do BSS. Atualmente, é pesquisador titular do INPE. Também participa no desenvolvimento do projeto Brazilian Decimetric Array (BDA). Paralelamente, está atuando em Clima Espacial com atividades de monitoramento de fenômenos solares energéticos, pesquisas e desenvolvimento de ferramentas auxiliares à previsão desses fenômenos, em colaboração com pesquisadores da UFSCar e Unicamp.

Assunto que atrai muita curiosidade, a astronomia está sendo estudada no 9º ano do Ensino Fundamental e em Física no Ensino Médio, onde a partir disso, surgiu o interesse em contatar algum profissional da área.

De acordo com o professor doutor Emitério da Rosa Neto, no ensino fundamental os estudos são direcionados a aspectos básicos sobre a astronomia, conceitos gerais, caracterização de corpos celestes, e com a realização da atividade, pode ficar evidente quão importante é entender estes aspectos e como nossas atividades diárias podem ser influenciadas, pois as estações do ano, as constelações, são objetos de estudos desde a Antiguidade, e regem até hoje, em muitos povos, a organização de plantio e colheitas, entre outros.

Segundo a professora doutora Cândida Aparecida Machado, a divulgação da Ciência realizada na fala do pesquisador José Roberto Cecatto foi sensacional, porque paramos para ouvir, saber, conhecer e descobrir o que está sendo pesquisado na área da Astronomia no Brasil. Também proporcionou a todos os estudantes uma grande revisão de conceitos relacionados às disciplinas de geografia, biologia, física, química e matemática. “Para os meus alunos do ensino médio, em especial, onde puderam fazer a relação e a transposição dos conteúdos estudados na disciplina de Física, como ondas, energia, densidades, trocas de calor, forças gravitacionais, entre outros assuntos abordados, para a grande área da Astronomia. Foi com certeza um momento muito significativo para todos nós, nessa área que tanto nos desperta interesse em saber mais”.

Após a fala, os alunos participantes fizeram questionamentos sobre o exposto, desde aspectos técnicos até temas de cunho sem comprovação ainda científica. O palestrante frisou sobre a importância do critério de validação científica, que é vital para a compreensão de diversos fenômenos que cercam o campo da Astronomia. Ainda durante sua fala, ele agradeceu o convite da Escola, destacando a importância deste tipo de atividade no ambiente escolar, evidenciando assim o que é fazer ciência e também que desta forma, vários públicos podem ser atingidos através dessa comunicação científica das pesquisas realizadas pelo INPE no Brasil.

A Escola da URI, mais uma vez, atende seus alunos com a realização de uma palestra remota, sendo a segunda em parceria com o INPE, contribuindo com a divulgação das pesquisas realizadas.