Ações do PET/Saúde da URI celebram o Dia Mundial de Cuidados Paliativos

9 de outubro de 2020

No dia 10 de outubro de 2020 será celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, cujo objetivo é comemorar e apoiar os Cuidados Paliativos em todo o mundo, de forma unificada. Tal comemoração ocorre no segundo sábado do mês de outubro de cada ano.

O Cuidado Paliativo teve início no Brasil na década de 1980, e apropriou-se de um crescimento significativo no ano de 2000. O mesmo tem como principal objetivo aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida do paciente com doença que ameace a vida.

Todo ano a The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), ou seja, a organização internacional não governamental que se concentra no desenvolvimento dos cuidados paliativos e hospices no mundo, define o tema de uma campanha, sendo no ano de 2020: “Meu Cuidado. Meu Conforto.” Este tema, visa “chamar atenção para todas as pessoas que foram afetadas por uma doença que limita a vida, seja pessoalmente ou apoiando um ente querido. E desta forma, chamar a atenção da sociedade para a necessidade de priorizar políticas e serviços de cuidados paliativos.”

  • Ações pelo mundo sobre o dia mundial dos cuidados paliativos:

Lives/palestras/congressos sore o tema cuidados paliativos e temas que envolvem o assunto.

– Concursos de fotografia abordando o tema cuidados paliativos.

– Realizações de simpósios com palestras sobreo tema da campanha deste ano.

– Distribuição de panfletos onde estão presentes informações sore o que são cuidados paliativos.

– Realização de atividades em lares, associações ou santas casas voltadas aos cuidados paliativos. As atividades são ministradas por diversos profissionais da saúde.

Na URI Santo Ângelo, o Programa de Educação pelo Trabalho e para a Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade – Eixo2: Cuidados Paliativos no Domicílio, é integrado pelos cursos de Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Educação Física.

As ações planejadas incluem:

– Serão realizados Posts no Instagram do PET – Cuidados Paliativos no Domicílio, abordando a campanha para informar sobre a temática.

– Serão publicados vídeos explicativos sobre o que são os cuidados paliativos e outros assuntos que envolvem a temática.

– Será realizado um concurso de fotografia com a temática dos cuidados paliativos, evento aberto para os alunos da URI.

– Serão ministradas conversas sobre os mais diversos temas englobados nos cuidados paliativos.

 

 

Fonte: ANCP, Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Cuidados Paliativos 2020. 2020.