Escola da URI promove palestra remota com Geólogo pesquisador da Antártica

7 de outubro de 2020

A Escola da URI promoveu no mês de setembro, mais uma palestra remota, onde o tema abordado foi “Terra e seus movimentos”, desenvolvida pelo professor doutor Gerson Fauth.

Gerson Fauth é geólogo (Unisinos, 1991), mestre em Geociências (Ufrgs, 1995), doutor em Geologia (Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls, Heidelberg- Alemanha, 2000). Atualmente é professor do curso de graduação e de pós-graduação em Geologia e coordena o Instituto Tecnológico de Micropaleontologia – itt Fossil na Unisinos. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Bioestratigrafia e trabalha também com temas sobre microfósseis, Cretáceo e Cenozóico, evolução das bacias marginais brasileiras e extinções em massa. Desde 2006 coordena equipes de micropaleontólogos que executam projetos de pesquisa bioestratigráficos em diferentes bacias sedimentares no Brasil e exterior, bem como projetos junto ao IODP/Capes Brasil. Em 2018 foi nomeado Co-Chief da Expedição IODP 388: Equatorial Atlantic Gateway, realizada no platô de Pernambuco em jun-ago/2020. É coordenador de Projeto de pesquisa na Paleoclima na Antártica (PROANTAR 2019-2023). Em 2019 integrou a equipe de pesquisadores na expedição IODP 382: Iceberg Alley and Subantarctic Ice and Ocean Dynamics.

A proposta para a palestra surgiu pelo fato deste tema ser trabalhado no Ensino Fundamental e Médio (Biologia, Ciências e Geografia).

Durante a fala, o professor Gerson Fauth apresentou aspectos históricos sobre os primeiros estudiosos na área da Geologia, abordando a temática da Deriva Continental, placas tectônicas, terremotos, tsunamis, datação de rochas, bem como de estudos na área da paleontologia. Com experiência em estudos na Antártica, o palestrante relatou que uma nova viagem ao continente está sendo organizada para o próximo ano, e que devido à pandemia não ocorreu neste, mas novas explorações estão em fase de estudos.

Ex-professor da URI Santo Ângelo, o palestrante atuou entre 2001 e 2002 na Instituição, no curso de Ciências Biológicas, e ficou muito agradecido pelo convite da Escola, pois, segundo seu relato, é importante disseminar esse tema para alunos da educação básica.

Conforme o professor doutor Emiterio da Rosa Neto, ex-aluno do professor Gerson, “foi uma experiência excelente para todos os participantes, com a fala recheada de conhecimento teórico e prático, pois a vivência de estudos de campo do professor Gerson é vasta, e a forma como foram abordados os temas, possibilitou que os alunos e professores participantes pudessem literalmente viajar na apresentação do material”.

Mais uma vez, a Escola pode proporcionar aos seus alunos uma palestra remota com um tema que atrai muita curiosidade, sendo este já explorado pelas áreas da literatura e cinema. E poder contar com relatos de um profissional com grande conhecimento, faz com que o trabalho diário, permita aos alunos, agregar cada vez mais o conhecimento.