Professoras e acadêmica de Farmácia/URI participam do livro “Farmacologia do Envelhecimento”

No dia 24 de setembro foi realizado, de forma virtual, o lançamento do livro intitulado “Farmacologia do Envelhecimento”. O livro é composto por 11 capítulos e apresenta subsídios para que pesquisadores, gestores, docentes e profissionais da saúde possam intervir nesta população, aumentando a efetividade de medicamentos e minimizando danos evitáveis.

Um dos capítulos aborda a Latrogenia Medicamentosa em Idosos, escrito pelas docentes do Curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, Professora Andressa R. Pagno, Mestre em Gerontologia e Mariana Piana, Doutora em Ciências Farmacêuticas, e pela aluna Layza Kowalski.

As mudanças morfológicas e funcionais do organismo envelhecido podem resultar, muitas vezes, em enfermidades que requerem tratamento farmacológico complexo. O número de fármacos em uso, a singularidade de cada medicamento e as associações farmacológicas, juntamente com as alterações farmacocinética e farmacodinâmica do fármaco, diante dessas involuções de âmbito biológico do organismo, tornam os idosos passíveis de eventos negativos, os quais podem ser definidos como iatrogenias medicamentosas.

O livro Farmacologia do envelhecimento, faz parte da Coleção Envelhecimento – Saberes e Vivências, da Editora Unijuí, e já está disponível na forma impressa e e-book.