Direito participa do VII Seminário Internacional “Direito, Democracia & Sustentabilidade”

17 de setembro de 2020

 

A professora Thami Covatti Piaia, docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Mestrado e Doutorado da URI Santo Ângelo, a mestranda em Direito Stéfani Reimann Patz e as alunas da graduação Daniela Welter e Gabriely Ostwald Haas, participaram, dia 14 de setembro, do VII Seminário Internacional “Direito, Democracia & Sustentabilidade”. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da IMED, as discussões abordaram a Teoria de Justiça de Amartya Sen, com mesas redondas, sessão de depoimentos, apresentações de trabalhos e a conferência “Justiça Social e Contribuições de Sen na atualidade”.

A professora Thami falou na mesa redonda Desenvolvimento e Políticas Públicas, enfatizando a necessidade de políticas direcionadas ao acesso à internet e computadores entre os estudantes das séries iniciais, ensino fundamental e médio das escolas públicas brasileiras durante a pandemia da COVID-19, classificando como uma injustiça intolerável a falta de apoio e orientação dos governos/governantes para com os estudantes da rede pública no atual período.

Stefani Reimann Patz, bolsista e mestranda em Direito apresentou trabalho sobre “O acesso à internet como uma ferramenta no desenvolvimento como liberdade: uma breve análise do programa “Auxílio Conectividade”, no GT5- A.

Daniela Welter, bolsista e aluna do 6° semestre da graduação em Direito, apresentou o resumo expandido “A ideia de Justiça: Vidas que a Almejam”, no GT1- A, onde abordou sobre a divergência da justiça para cada ser humano, bem como o reflexo do ambiente em que o indivíduo está inserido nos seus pensamentos e ações.

Gabriely Ostwald Haas, bolsista e aluna do 6º semestre da graduação em Direito, apresentou resumo expandido “Desenvolvimento e Liberdade: a privação gerada pelo vício de jogos eletrônicos entre público infanto-juvenil” no GT 1-B, no qual foi feita abordagem acerca da privação gerada aos indivíduos que se encontram na fase crucial do desenvolvimento, pelo uso excessivo e desnecessário de jogos eletrônicos.

Os trabalhos apresentados no evento resultam de pesquisas em Direito, tecnologia e cidadania realizadas na URI de Santo Ângelo e coordenadas pela professora Thami Covatti Piaia.