Máscaras africanas constituem tema de estudo na Escola da URI

4 de junho de 2020

      

As civilizações africanas foram tema de estudo das últimas aulas dos alunos do 7º ano da Escola da URI Santo Ângelo, quando realizaram atividades de valorização da cultura africana, na disciplina de História, ministrada pela professora Valesca Falcão.

Durante as aulas, a “descoberta” de uma História da África, que por muito tempo não foi contada, proporcionou aos estudantes aprenderem a valorizar todas as manifestações culturais e históricas, principalmente entender que  não há civilização superior ou inferior, mas sim culturas diferentes.

Identificaram, também, muitos traços culturais africanos em nossos costumes, crenças, língua, gastronomia, entre outras situações. A proposta de produção das máscaras africanas teve o objetivo de valorizar um símbolo muito marcante desses povos, considerando que a máscara, além de ser usada em muitas cerimônias religiosas, tinha também a finalidade de proteção do lar.

Vale ressaltar que a utilização de material reciclável para o trabalho escolar vem ao encontro do respeito pelo meio ambiente, o qual é trabalhado durante a vida escolar dos alunos da URI.