Meteorologista do CPTEC – INPE palestra para alunos da Escola da URI

2 de junho de 2020

Na manhã de 25 de maio, a Escola da URI promoveu palestra remota pela plataforma “google meet”, com o Meteorologista do CPTEC – INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), doutor Diogo Alessandro Arsego.

Com a presença do Diretor da Escola, Cristiano Weber e professores Cândida Machado, Délcio Pozzebon, Emitério da Rosa Neto, Iara Andreis, Janete Fachinello, Leandro Figueiredo, Nelson Mello e Toni Escobar, os alunos das turmas do Ensino Fundamental (180 e 181) e do Ensino Médio (221, 231 e 232), puderam acompanhar a explanação por mais de uma hora, sobre temas ligados aos estudos realizados na área de previsão do tempo e estudos climáticos.

Na oportunidade, foram apresentados aspectos relativos às diversas áreas do conhecimento (Biologia, Geografia, Física, Matemática e Informática).

Os tópicos apresentados contemplam os estudos realizados em atividades teóricas trabalhadas com as turmas participantes. Durante a fala do palestrante, as aplicações desse campo de estudo mostram a importância não apenas para o conhecimento de atividades do cotidiano das pessoas, como se irá chover ou não, se será calor ou frio, mas também sobre o conjunto de informações que permitem a elaboração de mapas com previsões para determinados períodos.

Para a disciplina de Física, a professora doutora Cândida Machado relatou que “a palestra agregou conhecimentos e habilidades científicas para os nossos alunos, enriquecendo suas bagagens escolares, pois foi possível relacionar os conceitos dos fenômenos físicos com as situações do cotidiano, apresentadas pelo palestrante (temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, densidade, índice pluviométrico, entre outros conceitos). Nesse momento, nosso foco está bastante voltado para o Enem, buscando sempre analisar a Física em diferentes situações”.

Conforme o professor doutor Emitério, “a busca dessa atividade foi pensada durante o início da abordagem do tema sobre tempo e clima, pois alguns alunos relataram não se interessar muito. Durante o desenvolvimento dos conteúdos foi surgindo interesse, e aí veio a ideia de buscar contato com o Instituto e verificar a possibilidade da realização da mesma. À medida que fomos trabalhando nas aulas, foi possível perceber que o interesse sobre o tema aumentava e um contato com profissional especializado neste campo, é muito gratificante”, ressaltou o professor.

Segundo o Diretor da Escola da URI, “o doutor Diogo Arsego, através da sua fala, proporcionou à nossa escola muitas informações relevantes a respeito do clima e das suas previsões, envolvendo assuntos de várias disciplinas, como ciências, geografia, física, matemática, entre outras, mostrando a importância e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em aula, o que faz com que os alunos percebam, na prática, que as matérias tratadas em sala de aula fazem parte do nosso cotidiano, estando, assim, mais motivados em ampliar os seus conhecimentos”.