Engenharia Civil promoveu palestra com PhD de prestígio internacional

2 de junho de 2020

Os estudantes do curso de Engenharia Civil, disciplina de Saneamento Básico, acompanhados dos professores Gustavo Cantarelli (coordenador do curso), Emitério da Rosa Neto e Tatiane Riekzigel (ouvinte), assistiram, dia 22 de maio, por meio da plataforma google meet, palestra remota síncrona com o PhD. Carlos Eduardo Morelli Tucci.

Mais conhecido como professor Tucci, o palestrante é PhD em Recursos Hídricos (Colorado, State University/1978); MSc Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS/1975); Engenheiro Civil (UFRGS/1971).

Professor aposentado do IPH/UFRGS, proprietário da Rhama Consultoria Ambiental, vem, nos últimos 35 anos, atuando como consultor junto a empresas e entidades nacionais e internacionais, como Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA e Itaipu, entre outros.

Atua em Águas Urbanas, Modelagem de Sistemas Hídricos, Gestão de Recursos Hídricos, Previsão e Alerta de Sistemas Hídricos, Gestão de Água e Meio Ambiente.

Em 2011, foi premiado pela International Association of Hydrological Sciences e é autor de mais 300 artigos científicos, livros e capítulos de livros.

Na oportunidade, o professor Tucci abordou a temática “Inovações e perspectivas em manejo de águas urbanas”, trazendo relatos da sua experiência profissional em diversos casos desenvolvidos no Brasil e no exterior. Durante a fala, o palestrante mostrou ao grupo a grande necessidade de os profissionais estarem sempre buscando interagir com outras áreas de conhecimento e aperfeiçoamento.

Conforme relato de alunos, a palestra foi muito boa, com grande produtividade, pois proporcionou ampliar os conhecimentos e conhecer tendências de sistemas para desenvolvimento na área de hidrologia.

Segundo os professores que participaram, pode-se tratar a atividade realizada como um momento histórico para a Universidade e para o curso, pois se trata de um profissional com prestígio nacional e internacional, e talvez, devido sua intensa agenda, a realização de palestra presencial fosse uma tarefa muito difícil de realizar. Não é nenhum exagero tratar o mesmo como uma espécie de “Papa” da Hidrologia no Brasil e no Mundo, visto seu grande conhecimento e experiência na área.