Projeto da URI leva apoio aos profissionais de saúde

4 de maio de 2020

Mensagens de apoio através de frases é a nova atividade empreendida pelo projeto desenvolvido pelo Eixo: Gestão em Saúde e educação permanente, do Programa Educação para o Trabalho – PET Interprofissionalidade, da URI Santo Ângelo.

O PET Saúde-Interprofissionalidade da Secretaria de Gestão Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) ligado ao Ministério da Saúde, é um projeto que visa a integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino, contando com a parceria da URI Santo Ângelo e Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo.

Neste momento os profissionais da saúde apresentam alto nível de estresse. Muitos mudaram suas rotinas para enfrentar o novo coronavírus e se apresentam apreensivos. Com isto, até como forma de estimular quem continua trabalhando e cuidando dos outros, foram enviadas frases de otimismo e apoio. A ideia foi dos próprios trabalhadores do SUS integrantes do projeto PET, no mesmo momento apoiado pelos alunos e professores e que resultou em caixinhas com frases para os diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde.  As frases e caixas foram confeccionadas pelos acadêmicos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Psicologia da URI.

Além disso, o grupo da saúde do Trabalhador também tem enviado vídeos e confeccionado cartazes de motivação para os profissionais da atenção básica do município.

Segundo o coordenador do projeto PET da URI, professor Tiago Bittencourt de Oliveira, “é um gesto e atividade simples, porém muito significativo na vida dos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate do COVID-19.”

Nas fotos, a acadêmica de enfermagem Karen Pietrowski entregando o material aos profissionais de saúde da secretaria do município; as preceptoras psicóloga Tânia Trevisan e farmacêutica Fernanda do Nascimento Teichmann organizando as caixas com as frases; as caixas com as frases confeccionadas pelos acadêmicos da URI.