Engenharias e Arquitetura da URI promovem a palestra “Open BIM”

9 de março de 2020

O Departamento de Engenharias e Ciências da Computação da URI Santo Ângelo, as engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Química e o curso de Arquitetura e Urbanismo são os promotores da “Open BIM”, a ser ministrada na quarta-feira, 11, no auditório do TecnoURI.

A palestra deverá enfocar o que é BIM, Como surgiu, Casos de utilização no Brasil e no mundo, Impacto na construção civil, Normativas (Brasil e Inglaterra – a nossa realidade versus o país mais avançado do mundo no tema, Inovação e tendências).

Segundo explica o chefe do Departamento de Engenharias e Ciências da Computação, Angelo Trein Lucca, “BIM é o grande assunto dos últimos anos na construção civil e será também o da próxima década. Países como Brasil, Argentina, Chile, Inglaterra, Coréia do Sul e Canadá já estão com planos de adoção considerando o ano de 2021”.

BIM é um conjunto de processos integrados e, para gerar estes, faz-se necessário o uso de diferentes ferramentas, tais como Revit, Archicad, AECOSIM, OpenBuildings, Edificius e Tekla, entre outros.

Lucca observa que a palestra de quarta-feira é uma ótima oportunidade para estudantes de Engenharia e de Arquitetura, bem como profissionais da área, para ficarem atualizados com as novas tecnologias.

O palestrante, Diego Oliveira dos Santos, é arquiteto graduado na PUC/RS, diretor executivo na empresa Conexão BIM, certificado profissional no software Revit Architecture, professor de Metodologia BIM no setor de extensão das universidades La Salle e Ulbra (Canoas), Feevale e Unisc; Consultor na Feevale para implementação de curso de pós-graduação em BIM. Como instrutor, já capacitou mais de 800 estudantes com a referida metodologia.

A inscrição deve ser feita no site da URI e há 220 vagas disponíveis.