Acadêmica de Engenharia Química retorna de intercâmbio nos Estados Unidos: “experiência única e inesquecível”

26 de fevereiro de 2020

Acadêmica concluinte do curso de Engenharia Química na URI Santo Ângelo, Amanda Calegaro Zanuso acaba de retornar de intercâmbio realizado na California State University Northridge, cidade de Los Angeles, estado da Califórnia, Estados Unidos.

Logo que a URI divulgou a existência de bolsas de estudos intermediadas pela IBS Americas em parceria com universidades norte-americanas, Amanda ficou interessada, inscreveu-se e conseguiu vaga para cursar “Design Thinking & Innovation”.

“A princípio, diz a futura engenheira química, o que me levou a fazer o intercâmbio foi adquirir conhecimento, buscar um diferencial no currículo, principalmente agora que estou terminando a graduação, bem como aprimorar o inglês, que é muito importante para o mercado de trabalho. No entanto, essa experiência me proporcionou muito mais que conhecimento do ponto de vista acadêmico. Durante o período que permaneci lá, tive a oportunidade de promover o autoconhecimento e desenvolver habilidades como criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe”.

Amanda conta que durante o intercâmbio teve que se adaptar a diversas situações por estar em um país diferente, vivendo em um novo contexto em relação à cultura e ao idioma. “Tais situações me auxiliaram a me redescobrir, mudar minhas prioridades, o modo de ser e perceber o mundo ao meu redor. O intercâmbio como um todo me proporcionou experiências únicas e inesquecíveis. Com certeza, cresci e aprendi muito com tudo isso e trouxe para casa uma bagagem cheia de conhecimento e entusiasmo para concluir a graduação e iniciar a vida profissional”.

A universitária observa que o conhecimento do idioma foi muito importante para a realização do intercâmbio, até porque as aulas eram ministradas por professores nativos, somente na língua inglesa, sem o auxílio de tradutores.