Projeto do curso de Farmácia/URI orienta adolescentes sobre HPV

Grupo de acadêmicos do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, sob coordenação da professora Vera Regina Medeiros de Andrade realizou apresentações teatrais relativas ao projeto de extensão denominado “Propostas de intervenção sobre o câncer de colo de útero por meio de informações sobre a vacina conta o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes”.

As apresentações aconteceram no final de 2019 no Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, Colégio Teresa Verzeri e Escola Antonio Manoel, para estudantes com idade entre 9 e 15 anos.

O objetivo do projeto tem foco nos adolescentes, ensinando-lhes sobre os riscos a respeito do papilomavírus humano (HPV), sinais e sintomas provenientes da manifestação deste, bem como formas de tratamento e prevenção.

Para tanto, um teatro didático, ambientado na forma de uma consulta clínica pelo SUS, foi apresentado nas instituições de ensino, para que houvesse uma breve, porém clara e fundamentada apresentação do tema em um sentido geral, sobre o qual os estudantes puderam sanar as dúvidas na forma de perguntas anônimas.

Os integrantes do grupo, já capacitados sobre o assunto, orientaram, aconselharam e esclareceram as diversas questões sobre o vírus e suas relações, uma vez que, para tal faixa etária, as vacinas para prevenção contra o vírus estão disponíveis nas unidades de saúde através do SUS.

Os professores das instituições demonstraram muita satisfação pelas orientações repassadas aos seus alunos e estes, por sua vez, intrigaram-se a respeito do tema, tratando-o com seriedade e dando atenção aos métodos preventivos e os riscos acerca desse vírus.