URI/PIBID: a vivência prática que fortalece a formação dos futuros educadores

2 de dezembro de 2019

A URI Santo Ângelo sediou na noite de quarta-feira, 27 de novembro, o VIII Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência Pibid – URI, o qual teve como tema: “Universidade e escola na articulação e interação da iniciação à docência”.

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

O Programa é desenvolvido na URI desde agosto de 2018, em regime de colaboração com a 14ª CRE, sendo composto por um núcleo multidisciplinar que envolve 24 bolsistas de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia, três professores supervisores na escola e três professores orientadores na Universidade.

As atividades do PIBID são desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Abílio Lautert, contemplando oficinas de atividades físicas, recreação e esportivas, além de apoio pedagógico e reforço escolar.

O Seminário realizado na URI apresentou os resultados de ações desenvolvidas, além de oportunizar a reflexão e discussão da vivência de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula.

Participaram do evento os acadêmicos bolsistas do Pibid dos cursos de Educação Física Licenciatura e Pedagogia, professores supervisores, docentes orientadores, direção da escola e público em geral.

A abertura foi feita pelo diretor Acadêmico da URI Marcelo Stracke, seguindo-se palestra da pró-reitora Edite Sudbrack, relato de experiências a cargo de bolsistas do PIBID e de trabalhos de graduação, além de exposição de material didático.

O evento teve um bom público presente e alcançou êxito em seus objetivos. Foi possível verificar a importância do Pibid na formação inicial dos acadêmicos de Licenciaturas, para a escola que recebeu auxílio no desenvolvimento do trabalho educacional com alunos, e também para a Universidade, que sempre busca estar presente e dando apoio para a comunidade.

De acordo com a coordenadora do Curso de Educação Física e Professora orientadora do PIBID Viviana da Rosa Deon, “o Pibid tem atingido seus objetivos possibilitando a vivência prática para os acadêmicos, aproximando assim a teoria aprendida na Universidade com a prática docente, a qual pôde ser acompanhada no desenvolvimento das atividades na escola, permitindo que a Universidade auxilie na formação de professores mais preparados para a realidade na Educação”.