Inovação e Responsabilidade Social norteiam o Congresso Internacional de Gestão Estratégica na URI

24 de outubro de 2019

“Como universidade comunitária, a URI tem entre seus princípios a indissociabilidade da pesquisa com a extensão e a inovação. Num momento em que a educação brasileira tem seus padrões tão discutidos, é que o CIGECO se manifesta como oportunidade de reflexão e compartilhamento de saberes e desafios”.

Com esta manifestação, a diretora Administrativa da URI Santo Ângelo e docente do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, doutora Berenice Rossner Wbatuba, fez a abertura, na tarde de quinta-feira, 24, do IV Congresso Internacional de Gestão Estratégica e Controladoria de Organizações, cujo tema é “Gestão Inovadora e Responsabilidade Social”.

Berenice agradeceu o prestígio dos mestrandos, egressos e professores que participam do evento, enfatizando a disponibilidade da pesquisadora argentina Nilda Tañski em compartilhar seus estudos e a presença do presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi.

Na sequência, o coordenador do Mestrado em Gestão Estratégica e do CIGECO, doutor Vilmar Boff, observou que “a temática deste ano é muito oportuna e é pensando nos mestrandos que propomos um evento desta natureza. Nesta quarta edição, percebemos o amadurecimento do Programa e a qualidade dos trabalhos a serem apresentados”.

Boff lembrou que desde a primeira edição do Congresso, a URI conta com a parceria da Universidade Nacional de Misiones (Argentina). “Este ano, temos as pesquisadoras Camila Aquino atuando em banca de avaliação e Nilda Tañski como palestrante”

O professor encerrou sua manifestação registrando que o CIGECO conclui suas atividades com a publicação de um livro contendo os oito melhores trabalhos apresentados. Na sequência, a pesquisadora argentina doutora Nilda Tañski ministrou palestra com o tema “Innovación y Competitividad Empresarial”.

PROGRAMAÇÃO

O IV CIGECO, que acontece até dia 25 no auditório do TecnoURI Missões, teve sua primeira conferência dia 23, quando o vice-presidente de Marketing e Vendas da AGCO Corporation, Werner Santos, abordou o tema “Perspectivas para o futuro da Indústria 4.0”

Na noite de 24, duas conferências reúnem os participantes: “Governança Cooperativa: Estratégias de Desenvolvimento Local e Regional, com o professor doutor Pedro Luis Büttenbender – COREDES/RS e “Gestão Inovadora e Responsabilidade Social: a experiência do Sicredi União RS”, com o presidente do Sicredi União RS, Sidnei Strejevitch.

O IV CIGECo encerra dia 25 com Consórcio Mestral pela manhã; apresentação de trabalhos em forma de pôster e oral pela tarde, e a mesa redonda “Desafios e perspectivas da pesquisa aplicada e os impactos na sociedade”.