Colégio Tiradentes venceu a Olimpíada de Matemática da URI/2019

11 de outubro de 2019

Integrando a programação do “Descubra a Universidade”, realizado na quinta-feira, 10, na URI Santo Ângelo, aconteceu o evento educacional Ask Math/URI/2019.

Trata-se de uma Olimpíada de Matemática em equipe, que promove a interação entre a Universidade e a escola; estimula o estudo da Matemática; desenvolve o espírito de grupo dos envolvidos; promove a reflexão das ações educacionais voltadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática.

Segundo as coordenadoras do projeto, professoras Eliani Retzllaf e Rosangela Prestes, “é ainda uma excelente oportunidade para identificar jovens talentos na área de Ciências Exatas”.

 

                                                                         

O evento, que iniciou em 2012, acontece em duas etapas, no primeiro e no segundo semestre. Para o seu desenvolvimento, uma equipe de acadêmicos e professores deslocam-se até as escolas e utilizam-se do sistema online (Ask Math) constituído de questões dispostas em 5 categorias: Conhecimentos Numéricos, Geométricos, Estatística e Probabilidade, Algébricos e Algébricos/Geométricos. O sistema libera, a cada 5 minutos, uma nova questão; tem capacidade de armazenar as respostas (com número de acertos e erros) de cada escola e o tempo de realização, em cada questão e totais, bem como a pontuação.

Após classificações, na fase final, realizada na URI dia 10, apenas uma equipe de cada escola participa do evento. Das 30 escolas confirmas, participaram 28 equipes.

As professoras Eliani e Rosangela registram agradecimento aos professores das escolas, que se envolveram e oportunizaram essa experiência aos seus alunos; aos alunos das escolas públicas, à Receita Federal pelos prêmios como incentivo à cultura e à 14ª CRE como parceiras que acreditam no potencial do projeto e à equipe que colaborou na execução do projeto, acadêmicos e professores da URI e o apoio da direção do Campus.

 

Os vencedores do Ask Math/2019 foram:

1º lugar – Colégio Tiradentes – Santo Ângelo – professora Paula

2º lugar – Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski – Guarani das Missões – professora Elvenha

3º lugar – Colégio Estadual João de Castilho – Salvador das Missões – professora Nelsi